Prefeitura de Belém segue com ações de fiscalização nos bairros da cidade

• Atualizado há 5 anos ago
fec22f77-202e-4623-9b05-38210f5998fdA Prefeitura de Belém, por meio do Comitê de Segurança Municipal realizou na manhã desta terça-feira, 26, uma ação de fiscalização em estabelecimentos da capital, com intuito de cumprir o decreto de isolamento social que deve ser seguido por comerciantes e população, enquanto perdurar a pandemia.
O Comitê que é composto pela Ordem Pública, Guarda Municipal (GMB) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB), fiscalizou 17 estabelecimentos no bairro da pedreira, além de seis lojas de departamentos de uma mesma rede, situadas nos bairros da Pedreira, Sacramenta, Marco, Umarizal, Telegrafo e Marambaia. Os lojistas foram orientados a encerrar as atividades com portas abertas, podendo fornecer somente os serviços por delivery e drive thru.
“Entre as penalidades administrativas que podem ser aplicadas para quem descumprir a determinação, estão a interdição e aplicação de multa de até R$ 50 mil, podendo o estabelecimento ter seu alvará de funcionamento cassado”, explicou a coordenadora da Ordem Pública, Elizete Cardoso.
A coordenadora informa ainda, que as ações de fiscalização vão continuar. “Estamos trabalhando para conscientizar sobre a importância de cumprir a determinação e suspensão das atividades não essenciais, de modo a reduzir a circulação de pessoas e, consequentemente, a transmissão do novo Coronavírus”, disse.
Parte da população compreende o motivo das ações. “Todos nós temos que ter bom senso e, mais do que nunca, nos conscientizarmos que a Covid-19 ainda está circulando na cidade, por isso, é necessário cumprir as orientações dos órgãos de segurança”, disse Jucileide Farias, moradora do bairro da Pedreira.
Operação em feiras – O grupamento de Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) integrante da operação, fiscalizou nesta manhã as feiras da 25,  Jurunas, Telégrafo, Barreiro, Cremação e Guamá, cumprindo as regras estabelecidas no decreto municipal. “Mesmo com o fim da vigência do lockdown, as medidas do isolamento social continuam, e as ações da Guarda Municipal de Belém, de fiscalizar e orientar em mercados, feiras livres, logradouros e bairros de Belém, está sendo feita todos os dias”, informou o inspetor da GMB, Claudionor Cordeiro.
Ao todo, 14 estabelecimentos foram orientados e fechados, sendo oito na feira da 25, quatro na feira do Guamá e dois na feira do Telégrafo. Além disso, foram distribuídas máscaras à população.
Texto: Amanda Cardoso
Fotos: Alessandra Serrão

Veja também