Central de serviços Bel Fácil retoma atendimento ao público nesta terça-feira, 9

d7ac8ddc-b8be-48bd-9325-84ec8cd67003A Central Bel Fácil, órgão de Prefeitura de Belém, coordenado pela Secretaria de Administração (Semad), retoma, nesta terça-feira, 9, o atendimento ao público, com o serviços da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), a Junta Militar e o Portal do Trabalhador. A central fica localizada no subsolo do Parque Shopping, na avenida Augusto Montenegro.
De acordo com a coordenadora da Bel Fácil, Bruna Nascimento, a Central tem grande procura, especialmente por oferecer o atendimento da SeMOB, porém, com a retomada gradativa dos serviços e atendimento ao público, o local terá novo horário de funcionamento. “Temos boas expectativas para este retorno. Fizemos o treinamento de nossos servidores para terem total controle de pessoal dentro da loja. Além disso, o serviço será organizado com atenção para que as pessoas usem máscara”, ressalta. O posto atenderá em um horário restrito e observando todos os protocolos de segurança.
SeMOB – A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana atenderá com os serviços de recursos de multas em geral, indicação de real condutor, liberação de veículos, entre outros. “É um trabalho de forma gradativa. Vamos reabrir esses serviços com um máximo de distribuição de 50 senhas por dia, começando a partir das 12h, horário estipulado de abertura dos shopping e encerrando às 15h. Serão respeitadas todas as medidas de prevenção, como a disponibilização de álcool para higienização, distanciamento mínimo entre as pessoas e utilização de máscaras pelos funcionários”, explica o diretor administrativo e financeiro da SeMOB, Márcio Cardoso.
Desde março, por meio de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) todos os prazos para recursos de multa, indicação de real condutor e outros procedimentos foram suspensos durante o período da pandemia. Segundo Márcio, a resolução segue em vigor. “Os prazos continuam suspensos, ou seja, quem teve prazo a vencer a partir do dia 19 de março, não precisa se preocupar e achar que a partir de amanhã o prazo já volta a correr. Nosso objetivo com essa retomada gradual é justamente já ir recebendo esses recursos para que não haja aglomeração assim que os prazos forem retomados em todo o país”, prossegue o diretor.
Já a Coordenadoria de Atendimento ao Usuário da Semob (Coau), que atende exclusivamente idosos e pessoas com deficiência, deve retomar as atividades a partir do dia 15.
Vistoria de táxi – O serviço de vistoria de táxi, antes previsto para ser feito somente mediante agendamento no site do Detran, mudou de fluxo e a partir desta segunda, 8, passa a atender inicialmente 30 veículos por dia, de segunda a sexta-feira. Não é necessário mais fazer agendamento prévio e as vagas são por ordem de chegada, das 8h às 14h, no Terminal BRT Mangueirão.
“Anunciamos que este serviço só seria feito mediante agendamento prévio, mas como havia uma grande demanda reprimida que procurou o posto da SeMOB no Detran nesta segunda-feira para este serviço, decidimos fazer alguns atendimentos e agora passamos a ofertá-lo diretamente ao taxista. Estamos começando o atendimento nesta terça-feira (9) para 30 táxis e vamos avaliar para saber se será preciso fazer ajustes nessa capacidade ao longo da semana”, explica Karim Zaidan, diretor de Transporte da SeMOB.
Demais serviços – Os demais órgãos municipais que compõem a Central, como a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), Portal do Trabalhador e a Junta Militar, estão organizando o retorno das atividades no espaço.
Texto: João Alberto Rufino
Fotos: Oswaldo Forte