A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – SeMOB suspendeu, pelo prazo de 30 dias, os efeitos da portaria número 0842/2020, que previa alterações na identidade visual dos ônibus do sistema de transporte público da capital. A suspensão passou a valer a partir de sua publicação no Diário Oficial do Município no último dia 18 de janeiro, e tem por objetivo fazer uma reavaliação técnica quanto à medida anunciada em dezembro do ano passado.
A portaria suspensa determinava a supressão do código de identificação das linhas pintada na lateral e na traseira do veículo, com a justificativa de que tal medida traria otimização da frota com a utilização dos veículos do Sistema de Transporte Público Coletivo em linhas que, eventualmente, necessitassem de reforço de oferta, assim como o atendimento em trechos críticos de itinerários, principalmente nos horários de pico. Atualmente todos os ônibus têm na identidade visual uma sequência alfanumérica que identifica a empresa, o número da linha e o número do ônibus. Esse número da linha, por regulamento, não permite mobilidade de veículos dentro de uma mesma empresa, e se um veículo é flagrado em uma fiscalização fazendo itinerário de outra linha ele é autuado.
Outra mudança seria na palavra pintada na lateral do veículo para indicar bairro ou origem, e que passaria a ter uma identificação geral da área de atuação, dividida em Central, Transição, Augusto Montenegro, Arthur Bernardes e BR-316. As empresas tinham até 18 de fevereiro para implementar as alterações.
“A portaria por ora suspensa foi publicada no dia 18 de dezembro de 2020, mas se reporta a um decreto de 2019 que já provocava alguma discussão talvez restrita a um determinado grupo técnico sobre qual o real impacto dessa mudança. Isso porque a padronização já é de amplo reconhecimento dos usuários, e qualquer mudança tem que ter clareza, limpeza visual, identificação clara da origem e do destino da linha por parte do usuário, portanto precisa ter uma avaliação técnica apurada de diversos aspectos”, explica Ana Valéria Borges, titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – SeMOB. “A intenção primeira é fazer uma avaliação técnica quanto à real eficácia das mudanças propostas, trata-se de um processo de construção. Caso se opte por manter as mudanças, a portaria será retomada. Pode ser também que ela seja revogada totalmente, ou utilizada como base para ser aprimorada”, completa.
A avaliação das alterações da programação visual do serviço de transporte público coletivo do município de Belém está a cargo de uma comissão conjunta composta por uma equipe técnica da SeMOB e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém – Setransbel. A comissão terá 30 dias para a conclusão da avaliação e das medidas necessárias, a contar do dia 19 de janeiro.
A portaria suspensa determinava a supressão do código de identificação das linhas pintada na lateral e na traseira do veículo, com a justificativa de que tal medida traria otimização da frota com a utilização dos veículos do Sistema de Transporte Público Coletivo em linhas que, eventualmente, necessitassem de reforço de oferta, assim como o atendimento em trechos críticos de itinerários, principalmente nos horários de pico. Atualmente todos os ônibus têm na identidade visual uma sequência alfanumérica que identifica a empresa, o número da linha e o número do ônibus. Esse número da linha, por regulamento, não permite mobilidade de veículos dentro de uma mesma empresa, e se um veículo é flagrado em uma fiscalização fazendo itinerário de outra linha ele é autuado.
Outra mudança seria na palavra pintada na lateral do veículo para indicar bairro ou origem, e que passaria a ter uma identificação geral da área de atuação, dividida em Central, Transição, Augusto Montenegro, Arthur Bernardes e BR-316. As empresas tinham até 18 de fevereiro para implementar as alterações.
“A portaria por ora suspensa foi publicada no dia 18 de dezembro de 2020, mas se reporta a um decreto de 2019 que já provocava alguma discussão talvez restrita a um determinado grupo técnico sobre qual o real impacto dessa mudança. Isso porque a padronização já é de amplo reconhecimento dos usuários, e qualquer mudança tem que ter clareza, limpeza visual, identificação clara da origem e do destino da linha por parte do usuário, portanto precisa ter uma avaliação técnica apurada de diversos aspectos”, explica Ana Valéria Borges, titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – SeMOB. “A intenção primeira é fazer uma avaliação técnica quanto à real eficácia das mudanças propostas, trata-se de um processo de construção. Caso se opte por manter as mudanças, a portaria será retomada. Pode ser também que ela seja revogada totalmente, ou utilizada como base para ser aprimorada”, completa.
A avaliação das alterações da programação visual do serviço de transporte público coletivo do município de Belém está a cargo de uma comissão conjunta composta por uma equipe técnica da SeMOB e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém – Setransbel. A comissão terá 30 dias para a conclusão da avaliação e das medidas necessárias, a contar do dia 19 de janeiro.
Texto: Esperança Bessa
Foto: Fernando Sette
Foto: Fernando Sette