SeMOB organiza trânsito na vacinação em Belém

O sentimento de esperança foi a definição encontrada pela família da aposentada Maria de Lourdes, de 103 anos, a primeira pessoa vacinada nesta etapa que prioriza os idosos acima de 85 anos, contra a Covid-19, em Belém.
A aposentada recebeu a primeira dose da vacina na manhã desta quarta-feira, 3. A aplicação do imunizante, feita por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), foi na residência da idosa, que tem problemas de mobilidade.
Maria de Lourdes tem seis filhos, 33 netos, 51 bisnetos e oito tetranetos e teve que se acostumar com a ausência de reunião familiares para evitar a transmissão do novo coronavírus, como contou a filha Maria Luiza de Carvalho, de 63 anos.
“Nós sofremos muito com o isolamento. Ela gosta da família reunida, necessita do calor dos filhos e netos, e até entender esse afastamento foi complicado”, explicou Maria Luíza. Após a aplicação da vacina, Maria Luiza comemorou ao lado da mãe o início de uma vida nova. “Estamos muito aliviados, esperamos que o mais rápido possível ela receba a segunda dose e depois fique liberada para receber os familiares”, finalizou.
Segundo o secretário de saúde de Belém, Maurício Bezerra, esta etapa é mais um avanço na campanha de vacinação na capital. “Hoje estamos avançando na vacinação da população, dando continuidade à segunda etapa da primeira fase, e respeitando as principais prioridades. Estamos vacinando os idosos acima de 85 anos, e dando seguimento na imunização dos profissionais de saúde, além de imunizar a totalidade da comunidade quilombola de Mosqueiro e dos indígenas da etnia Warao, que vivem no bairro do Tapanã”, explicou o titular da Sesma.
Pontos –  A Prefeitura de Belém disponibilizou 13 postos de vacinação, sendo quatro em formato de drive-thru, para receber e imunizar mais de 12 mil idosos, além de distribuir mais de 600 servidores para atuarem na aplicação da vacina e na organização das filas. Na Aldeia Cabana, no bairro da Pedreira, a aposentada Ruth dos Santos, de 86 anos, moradora do bairro da Sacramenta, não precisou sair do carro para receber a vacina.  O local conta com um espaço de vacinação que funciona em formato de drive-thru. Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) estavam organizando a fila de carros durante a espera.
Distritos – Pontos de vacinação também foram montados nos Distritos de Belém.  Em Outeiro, o auditório da Fundação Escola Bosque (Funbosque) foi o local escolhido como posto de vacinação. Morador da ilha, o autônomo Marcos Lopes, de 85 anos, não perdeu tempo e foi um dos primeiros a receber a aplicação do imunizante no distrito. “Estou muito feliz por ter esta oportunidade. Venho me cuidando há muito tempo, saindo de máscara, me afastando de aglomeração e vou continuar assim, mesmo com vacina”, garantiu.
Já em Icoaraci, a Paróquia de São João e Nossa Senhora das Graças, na praça Pio XII, recebeu os idosos do distrito para a imunização. “É um momento importante, as pessoas idosas fazem parte de um grupo de risco, onde a taxa de mortalidade é alta. É muito importante que, neste momento inicial, possamos bloquear dois pontos vulneráveis, que são os profissionais de saúde e os idosos acima de 85 anos”, ressaltou o secretário de Saúde.
Serviço – A vacinação para idosos acima de 85 anos segue até o próximo domingo, dia 7 de fevereiro. Os postos funcionam das 9h às 18h. Para receber o imunizante, os idosos devem apresentar o RG, CPF e comprovante de residência. Já os idosos acima de 85 anos com dificuldade de mobilidade serão vacinados em casa, após um cadastro realizado por qualquer familiar na unidade básica de saúde mais próxima.
Pontos de vacinação:
1) Universidade Federal do Pará (UFPA – Campus Guamá) – Rua Augusto Corrêa, 01. Guamá;
2) Universidade do Estado do Pará (UEPA – Escola de Enfermagem Magalhães Barata) – Av. José Bonifácio, 1289. Guamá;
3) UNIFAMAZ – Av. Visc. de Souza Franco, 72. Reduto; (Drive Thru)
4) FIBRA – Av. Gentil Bitencourt, 1144. Nazaré; (Drive Thru)
5) Aldeia Amazônica – Av. Pedro Miranda, S/N. Pedreira; (Drive Thru)
6) Mangueirinho – Av. Augusto Montenegro, 524. Castanheira; (Drive Thru)
7) Outeiro: FUNBOSQUE – Av. Nossa Sra. da Conceição. Outeiro;
8) Mosqueiro: Maracajá – Tv. Siqueira Mendes, 1132.
9) Mosqueiro: Carananduba – Praça Carananduba, S/N.
10) Colégio do Carmo  – Tv. Dom Bôsco, 72. Cidade Velha;
11) Escola Rotary – Rua Lauro Malcher, 279. Condor;
12) Cassazum – Av. Duque de Caxias, 1375. Marco;
13) Icoaraci: Paróquia de São João e Nossa Senhora das Graças – Praça Pio XII, 148. Icoaraci.
Texto: Victor Miranda (Comus)