Prefeitura realiza operação integrada de prevenção e fiscalização durante o carnaval

Um ação educativa de orientação para os cuidados e medidas contra a Covid-19 está sendo realizada desde a sexta-feira, 12, em integração das secretarias  municipais, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana – SeMOB e a Guarda Municipal de Belém para reforçar a fiscalização nos espaços públicos da capital e se estenderá por todos os dias do período de carnaval na capital e distritos. Frequentadores de praças e outros logradouros recebem orientações para cumprimento das medidas sanitárias, a fim de evitar o aumento da contaminação do novo coronavírus.
No Portal da Amazônia, localizado no bairro do Jurunas e na praça Princesa Isabel, na Condor, a campanha ocorreu no final da tarde da sexta-feira, neste sábado, 13 e está programada para ser repetida até o dia 16. Agentes municipais da GMB, fiscais da Organização Pública e da Secretaria de Economia (Secon) realizaram ação educativa nos espaços, fazendo a distribuição de máscaras e orientação à população sobre o uso obrigatório da proteção individual.
Além disso, equipes da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) interditaram temporariamente as quadras públicas existentes naqueles locais, a fim de cumprir as medidas previstas no Decreto Metropolitano, assinado pelo governador do Estado, prefeito de Belém e municípios da Região Metropolitana, que proíbe, entre outras medidas, a prática de esporte coletivo para evitar aglomeração e o contágio da covid-19.
A Superintendência de Mobilidade Urbana (SeMOB) fechou o acesso à área do Portal pela rotatória e na faixa próxima à orla, com tráfego permitido no sentido da Rua dos Mundurucus ao Hospital Naval. Os comerciantes permissionários dos quiosques e os ambulantes também receberam orientação sobre os procedimentos de higiene necessários (lavar as mãos com água e sabão, usar o álcool em gel e evitar aglomerações)  para coibir o contágio pelo novo coronavírus.
“Acho importante esse trabalho que a prefeitura está realizando com orientações consistentes e educação. Eu sempre saio de máscara, mas tem gente que não”, afirma o vendedor ambulante, Wellington Barreto.
“A estratégia adotada pela prefeitura é a abordagem e orientação.  Estamos fazendo a nossa parte, mas a população precisa colaborar, seguindo os protocolos dispostos no decreto integrado,” destacou o Inspetor Geral da GMB, , Joel Ribeiro.
Ação Integrada no Distritos
Na sexta-feira, os Distritos de Outeiro, Mosqueiro e Icoaraci também receberam reforço de fiscalização e patrulhamento, por meio da Guarda Municipal de Belém. O plano apresentado pelo comando da instituição prevê ações de segurança, tranquilidade social e principalmente  orientações para cumprimento das medidas adotadas para a prevenção do coronavírus, que de acordo com o decreto em vigor, proíbe a presença de pessoas nas praias, atividades carnavalescas, tais como: blocos, desfile de escolas de samba ou qualquer evento que gere concentração de pessoas.
Também está sendo fiscalizado nos distritos o uso obrigatório de máscaras e a redução do horário de vendas de bebidas alcoólicas. Quem descumprir as regras (pessoas físicas e jurídicas) está sujeito a multas por infrações. O planejamento da GMB foi elaborado em conjunto com os demais órgãos de segurança. A operação de fiscalização contará com efeito diário de 60 guardas dos grupamentos táticos e operacional das bases distritais, além oito viaturas e doze motocicletas.
Denúncias sobre festas, aglomerações,  bailes de carnaval ou qualquer descumprimento do Decreto Metropolitano devem ser comunicadas à Central da GMB, por meio do número 153, e pode ser feita de qualquer telefone ou  qualquer hora do dia ou da noite.
Agentes da SeMOB também estão na ação integrada, com fiscalização em pontos de estacionamento proibido para evitar concentração de blocos. Um dos focos da SeMOB também é desobstrução das ciclofaixas de Icoaraci, com autuação dos veículos que estacionam em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro.
Texto: Thais Veiga (Ascom GBel), com colaboração de Esperança Bessa (Ascom SeMOB)
Foto: Ascom SeMOB