A ação itinerante da Prefeitura fez mais de mil atendimentos do Passe Fácil em 2021 em Belém e distritos

No ano de 2021, a Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (COAU) da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), realizou um total de 1.139 atendimentos, em suas ações itinerantes realizadas em Belém e nos distritos de Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro.

Denominada de COAU Itinerante, a ação visou levar aos moradores desses distritos os serviços de emissão de cartão de Meia-passagem (1ª e 2ª vias), cartão Sênior (1ª e 2ª vias), Especial e Credencial de vaga para estacionamento.

“Já estamos realizando uma programação preliminar das ações da COAU itinerante para o ano de 2022, enfatizando nossa presença em Outeiro, Mosqueiro e Icoaraci, além de outros eventos nesses distritos e nos diversos bairros de Belém, com especial atenção aos grandes conjuntos habitacionais”, explicou o diretor de Transporte da Semob, Fernando Pinho.

Mais próximo da população – O projeto de levar esse serviço itinerante aos usuários de ônibus objetivou aproximar mais a Semob dessa população, além de garantir o acesso a esses serviços. Segundo a coordenadora do COAU, Patrícia Ellen da Conceição, os moradores dos distritos administrativos têm dificuldade no deslocamento para o posto Passe Fácil, localizado no Mercado de São Brás, em Belém.

A COAU Itinerante se tornou realidade, numa espécie de ação-piloto para o futuro programa Semob Itinerante, durante a Operação Verão da Gente, da Prefeitura de Belém, em Mosqueiro, com o apoio da Agência Distrital.

Durante todo o mês de julho, sempre às terças-feiras (dias 6, 13, 20 e 27), de 9 às 15 horas, a ação ocorreu na Escola Abel Martins, no bairro Carananduba. “Fruto de uma ação integrada entre Semob e Agência Distrital de Mosqueiro, com parceria do Setransbel”, relembrou o diretor de Transportes. Nos quatro dias de ação, em Mosqueiro, foi atendido um total de 600 pessoas.

A entrega dos cartões e de credenciais foi realizada nos dias 11 e 12 de agosto deste ano, também na Escola Municipal Abel Martins, em Mosqueiro, de 9 às 15 horas. Assim, houve a entrega de cartões a 327 usuários, sendo 287 cartões de meia-passagem, 32 para usuários do passe sênior, 2 para usuários de passe especial e 6 credenciais de estacionamento.

Ações em Icoaraci e Outeiro –  “Após a exitosa experiência em Mosqueiro, buscamos estender o raio de atuação da COAU itinerante, descentralizando o seu atendimento para além de suas instalações físicas em São Brás, aproximando mais a Semob e os cidadãos em seus respectivos distritos”, disse o diretor Fernando Pinho. “Com a oferta desses serviços, procuramos garantir o acesso a esse direito a beneficiários que, por motivos diversos, têm dificuldade para se deslocar até os postos de atendimento e fazer sua solicitação”, completou.

Em outra ação integrada de governo, a Semob participou da ação Promover Cidadania, promovida pela Agência Distrital de Icoaraci. Junto a outros serviços de interesse social, disponíveis de forma concentrada em escolas de Icoaraci (escolas municipais Sabino Barreto, Ciro das Chagas Pimenta e Professor Paulo Freire), a COAU Itinerante realizou atendimento nos dias 24 e 28 de agosto e no dia 30 de setembro, período em que foram atendidos 352 usuários.

Em ação com a Administração Regional de Outeiro, a COAU Itinerante esteve presente, nos dias 20 de novembro e 4 de dezembro, na Escola Municipal Pedro Demo, onde realizou o atendimento de 234 usuários. A programação também se fez presente, junto com outros serviços da Prefeitura de Belém, na abertura da Semana do Trânsito em Belém, promovida pela Semob e realizada no IT Center, no dia 18 de setembro.

Receptividade – O aposentado José Lúcio Tavares Barbosa, morador de Mosqueiro, já pode circular pelo distrito utilizando transporte público sem pagar nada por isso, apenas apresentando o seu Cartão Sênior, para fazer valer o direito à gratuidade no transporte público coletivo, garantido no Estatuto do Idoso (lei 10.741/2003). Ele foi um dos beneficiados pela ação itinerante realizada em Mosqueiro. “É uma ação muito boa. O atendimento foi muito bom e rápido. A população de Mosqueiro precisa do documento Passe Fácil, mas tem dificuldade de ir a Belém”, disse José Lúcio.

A bombeira Eliane Ribeiro não tem tempo para se deslocar até o posto no mercado de São Brás. Por isso, considerou importante essa iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio da Semob, em Icoaraci.  Ela levou os dois filhos Kethelen, de 11 anos, e Erick, de 16, para solicitar a meia-passagem dos dois. “Aproveitei porque fica perto de minha casa”, disse.

Em Outeiro, a dona de casa Débora Silva levou o filho Diogo, estudante do quarto ano da Escola Municipal Professor Pedro Demo, para tirar a 1ª via da meia-passagem. Ela também elogiou a comodidade trazida pela ação. “Economizou tempo, porque estou perto de casa, e dinheiro, já que vou pagar menos pela passagem do meu filho”, afirmou.

A nutricionista Lorena Barroso aproveitou a ação social da Semana do Trânsito, em Belém, para regularizar a documentação. “Eu acho ótimo o serviço, porque facilita muito. Por conta da correria do dia a dia não temos muito tempo e ter essas ações aqui no bairro, desenvolvidas pela prefeitura, ajuda bastante quem deseja resolver algumas pendências”, afirmou.

Texto: Rosângela Gusmão

Foto: Ascom Semob