Ampliação da malha cicloviária
A Avenida Pedro Miranda está recebendo um incremento de 2,7 km de faixa exclusiva para ciclistas, com possibilidade de interligação a diversas outras ciclovias e ciclofaixas de Belém. Pelo projeto, da Antônio Baena até a travessa Lomas Valentinas está sendo demarcada uma ciclofaixa unidirecional, com uma faixa de cada lado da pista central acompanhando o fluxo dos veículos. Da Lomas até a avenida Dr. Freitas, essa ciclofaixa se torna bidirecional (com duplo sentido para os ciclistas) e uma parte dela vai operar como ciclovia, instalada embaixo das arquibancadas da Aldeia Cabana e canteiro central e, por isso, segregada da faixa comum dos veículos. A previsão de conclusão é ainda na segunda quinzena de abril, quando a malha cicloviária de Belém passará a totalizar 113,72km.
Nova sinalização
Para garantir mais mobilidade e mais segurança viária, a SeMOB vem investindo na melhoria da sinalização vertical e horizontal em Belém, tanto na manutenção quanto em sua ampliação. Entre os novos semáforos implantados, destaque para os equipamentos instalados nos cruzamentos da Estrada do Maracacuera com Rua da Brasília, Tv. Dr. Moraes e Av. Conselheiro Furtado, e Tv. Diogo Moia com Tv. 9 de Janeiro, três pontos históricos de conflito viário, com registro de muitos acidentes. Também foram instalados semáforos e sinalização horizontal para travessia de pedestres. Só no setor de manutenção semafórica, foram 670 ocorrências atendidas em três meses, com atividades de manutenção preventiva, de sincronização e consertos, entre outras ações, o que totaliza uma média de 225 ações por mês.
Ações contra a COVID: fiscalização do protocolo sanitário
Desde o início do ano, a SeMOB vem trabalhando no reforço da fiscalização do protocolo sanitário para COVID no sistema de transporte público municipal, e que foi intensificada com a mudança da capital para o bandeiramento preto e o consequente lockdown. Essa fiscalização é feita diariamente nos finais de linha de ônibus e também em barreiras nos principais corredores viários, como Avenida Augusto Montenegro e Magalhães Barata. Entre janeiro a março de 2021, foram lavrados 324 autos de infração por descumprimento aos decretos municipais nº 96.190/2020 e 96.340. As principais multas foram motivadas por redução de frota, pelo desrespeito ao limite de ocupação veicular de passageiros em pé, por falhas na higienização dos ônibus a cada viagem e da não utilização de máscaras pelos operadores (motoristas, cobradores e fiscais). Além disso, os agentes da SeMOB vêm participando de ações de fiscalização e barreiras sanitárias diariamente, em Belém e distritos, com outras forças de segurança do Estado e município, para cumprimento de medidas de restrição de circulação para evitar a proliferação do novo coronavírus.
Ações contra a COVID: ampliação do serviço do BRT
A SeMOB implementou uma mudança significativa no Sistema BRT Belém como experiência piloto para o plano de redução de riscos de contágio pela Covid-19. Entre uma das mudanças realizadas, se encontra a ampliação da frota que atende à linha Maracacuera – São Brás para 19 ônibus, sendo cinco (5) veículos tipo “padron”. A medida tornou as viagens mais rápidas e com menor lotação, em especial nos primeiros horários da manhã.
Intervenções no transporte público
Para garantir o serviço de transporte público à população, a SeMOB fez no início de 2021 intervenções em algumas linhas nas quais foram constatadas recorrentes falhas na operação do serviço. A primeira delas, em fevereiro, ocorreu nas linhas que atendam ao residencial Quinta dos Paricás, o que gerou diversas autuações emitidas pela SeMOB e a imediata criação de uma nova linha, a “Paricás – São Brás”, para garantir o serviço à população residente no local. No final de março, outra intervenção foi realizada em Mosqueiro, especificamente nas linhas que atendem à comunidade da Baía do Sol, com a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a normalização e garantia da qualidade do serviço. Em parceria com outras comunidades, a SeMOB também planeja outras intervenções para melhoria do serviço, em especial nos distritos e conjuntos localizados no corredor Augusto Montenegro, como Satélite, Maguari e Tenoné.
Diagnóstico das paradas de ônibus
A nova gestão deu início a um levantamento técnico da situação das paradas de ônibus da capital, começando pelo centro histórico de Belém. O levantamento tem por objetivo diagnosticar a situação desses pontos de parada, as condições estruturais dos abrigos, se a localização dos mesmos está atendendo à população de forma satisfatória, entre outros. Os dados coletados durante o mês de janeiro servem de base para as tomadas de decisão do órgão quanto à necessidade de manutenção, substituição, inserção de novos ou deslocamento dessas estruturas, em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB). Atualmente, o diagnóstico está sendo realizado na Avenida Pedro Miranda e, nas etapas seguintes, será desenvolvido nos distritos de Outeiro e Mosqueiro.
Ações educativas
Desde os primeiros dias de gestão, as ações de educação e orientação de trânsitos foram levadas às ruas como um dos principais eixos para a melhoria da mobilidade na capital. A equipe, que conta com arte-educadores e agentes educadores, faz ações com focos em pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas, em vias de grande circulação, como Presidente Vargas, Augusto Montenegro, Almirante Barroso, Senador Lemos, além das ciclofaixas da Mundurucus, Lomas Valentinas, Angustura e Antônio Baena, entre outros.
Ações contra a COVID: vacinação dos agentes
Graças a uma articulação da administração da SeMOB, foram garantidas 150 doses de vacina contra a Covid-19 para os agentes de transporte e trânsito que trabalham nas ruas em ações de orientação e fiscalização contra a proliferação do novo coronavírus. Com este quantitativo foi garantida a imunização de quase 100% dos agentes que estão na ativa.
Texto: Esperança Bessa.
Foto: Agência Belém.
Avanços na mobilidade urbana, ações educativas e atendimentos descentralizados marcam a gestão municipal
Em quatro anos de gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), deu