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Ação Belém Cidadã garante oportunidade e dignidade à população da Pedreira e chegará a outros bairros

A manhã deste sábado, 15, foi marcada por uma série de serviços oferecidos à população com a primeira edição da Ação Belém Cidadã, idealizada pela Prefeitura de Belém, envolvendo diversas secretarias municipais e de instituições parceiras. A ideia é de levar mais cidadania para os bairros da cidade, principalmente nas áreas da periferia de Belém, porque são as que têm mais dificuldades de acesso aos serviços oferecidos na ação. 

O bairro da Pedreira foi o escolhido para receber a ação de estreia que levou para a Aldeia Cabana emissão de Carteira de Trabalho, RG, Cartão Passe Fácil, consultas e exames médicos, atividades de esporte e lazer e de empreendedorismo.

“Pela falta de tempo eu ainda não tinha tirado minha carteira do Passe Fácil Sênior e hoje resolvi resolver isso. Agora eu vou pegar meu ônibus com tranquilidade”, disse a dona de casa Saidi Veloso, de 65 anos, que aproveitou a Ação Belém Cidadã para fazer a emissão do Cartão Sênior no estande da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

Já a moradora do bairro do Jurunas, a doméstica Rosa Flores, aproveitou o dia de ação para buscar os serviços médicos. “Hoje verifiquei minha pressão e minha glicemia e ainda conseguir um encaminhamento para o oftalmologista, que vai me atender lá na Unidade de Saúde do meu bairro”, contou Rosa Flores, mais uma entre tantos atendidos na Ação Belém Cidadã. 

Saúde pet – Os animais de estimação da população também tiveram espaço na ação de cidadania da Prefeitura de Belém nesta sábado, 15. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) além de oferecer vacinas para os humanos, disponibilizou imunizantes para os pets da cidade. 

O cachorro Théo foi levado por sua tutora, a oficial náutica Tatiana Brito, para receber a vacina contra a raiva. “Tudo que a gente quer de bom para a gente nós queremos para o nosso animal também. A gente aproveitou essa ação para trazer ele para esse momento que é de suma importância. Está comprovado que a vacina é a melhor maneira de prevenir doenças tanto para nós quanto para os animais”. 

A Ação Belém Cidadã contou com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. “Todos os órgãos da prefeitura estão aqui com seus servidores trabalhando e dando o seu melhor para a nossa gente, já que não há Belém sem seu povo bem assistido. Nós queremos dar dignidade ao nosso povo”, enfatizou o prefeito Edmilson.

Donas de Si – Durante a Ação Belém Cidadã na Aldeia Cabana, o Banco do Povo de Belém levou alunos do curso de corte de cabelo do programa de qualificação profissional Donas de Si para prestar atendimento gratuito à população.

A travesti Daiane Dumon, que participou da ação, agradeceu o apoio da Prefeitura de Belém por incentivar a empregabilidade e geração de renda. “Tô achando a ação maravilhosa. Foi gratificante fazer o curso. Hoje tenho o meu espaço de cabeleireira para atender os clientes”, comemorou.

A pensionista Mercedes Barros, de 82 anos, participou do evento com a família e foi a primeira a chegar para fazer o corte de cabelo. Ela aprovou o resultado. Outro atendido, foi o pedreiro Domingos Santos, de 42 anos: “Achei ótimo. Só tenho a agradecer”.
Ele cortou o cabelo com o aluno do Donas de Si, Breno Guimarães. 

O Banco do Povo também levou a equipe do crédito solidário para prestar informações sobre como acessar o programa. 

Além disso, a Aldeia Cabana recebeu quatro barracas de vendas de refeição e lanches de alunas do Donas de Si, que há uma semana concluíram os cursos de Panificação artesanal e de Planejamento de cardápio e aproveitamento de alimentos, realizados no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Pedreira.

Lúcia Machado, de 62 anos, fez o curso de Planejamento de Cardápio. Ela agradeceu pessoalmente ao prefeito pelo aprendizado. “Essa foi uma oportunidade maravilhosa que o prefeito Edmilson Rodrigues e o Banco do Povo deu para nós mulheres empreendermos. Muito obrigada”, agradeceu.

Trânsito – A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) realizou 258 atendimentos na ação social, sendo os de emissão de carteira de meia-passagem (1ª e 2ª vias), cartão Sênior (1ª e 2ª vias), agendamento para 1ª via do cartão Especial e emissão de 2ª via, além da credencial de vaga para estacionamento (Idoso e PCD), realizados pela Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (Coau), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos de Belém (Setransbel).

“Muito importante, devido a facilidade do acesso, consegui solicitar a meia-passagem”, disse a professora e estudante universitária, Gessyane Rabelo Martins. Ela está há dois anos com a intenção de solicitar a carteirinha e não  tinha tempo. “Moro aqui perto, próximo  da Dr. Freitas e por isso cheguei cedo”, disse a universitária, que chegou às 6h30 na Aldeia Cabana e foi a primeira a ser atendida.

 Semob ofereceu ainda atualização cadastral de mototaxista e ações educativas junto à criançada, por meio de jogo de educação para o trânsito. 

A criançada se divertiu e aprendeu sobre como ter um comportamento seguro no trânsito com o jogão educativo. “Muito divertido”, disse Isabel Cruz de 8 anos. Thaisy  Vitória Oliveira,  de 9 anos, e Patrícia de Souza Miranda, de 10, também aprovaram dinâmica e cumpriram todas as tarefas solicitadas no jogo. Foram 68 atendimentos no jogão 

Mototaxista – Por ser um sábado, facilitou aos mototaxistas a resolver sua situação na Semob. Cinco conseguiram fazer o agendamento online e atualização cadastral. Outro foi orientado a se dirigir à Semob, na segunda-feira para esse atendimento.

É importante lembrar que o agendamento só pode ser feito até a próxima terça-feira, 18, e a atualização cadastral até 10 de Novembro. Quem não se recadastrar perderá a permissão de mototaxista. A atualização deste cadastro é obrigatória e deve ser presencial.

A atualização tem por objetivo verificar se as informações prestadas pelos permissionários, referentes aos seus dados pessoais e veicular, estão de acordo com as informações prestadas junto à Semob em seu cadastro inicial ou se houve alguma alteração. Servirá também para que a autarquia realize um levantamento de quantos estão ativos no sistema. 

Texto:

Fabricio Lopes

Colaboração:

Enize Vidigal

Colaboração:

Rosangela Gusmao