Ação cidadã da Semana Nacional de Trânsito reúne órgãos municipais e estaduais e faz 982 atendimentos

Mais de 980 atendimentos foram realizados na ação de cidadania, realizada nesta sexta-feira, 22, nas dependências do Shopping It Center, como parte da programação da Prefeitura de Belém, alusiva à Semana Nacional de Trânsito, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

Serviços

A ação contemplou os moradores dos bairros do Telégrafo e Sacramenta, no atendimento de serviços de emissão dos cartões Passe Fácil (meia-passagem, especial e sênior); credencial de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência; Ouvidoria; orientação de defesa de autuação; educação no trânsito; emissão de carteira de trabalho digital, de certidão de nascimento, registro geral; cadastro no CadÚnico; serviços de saúde com aplicação de vacina, medição de glicemia e PA, educação em saúde; orientação jurídica; Ônibus Cinema Rodoviário, distribuição de mudas de plantas.

Para garantir os atendimentos, a Semob contou com a parceria do Shopping It Center, onde ocorreu a ação, das secretarias municipais de Saúde (Sesma), de Economia (Secon), Meio Ambiente (Semma) e Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Polícia Civil, Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Defesa Civil Estadual, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Municipal de Belém e Ordem dos Advogados do Brasil, seção Pará (OAB-PA).

Atendimentos

Desde às 6h30 da manhã desta sexta-feira, a fila já estava se formando para quem estava interessado nos atendimentos que fizeram parte da ação cidadã, que ocorreu no horário de 8h às 13h. O objetivo foi de descentralizar o atendimento e aproximar os serviços da população residente nos bairros Sacramenta e Telégrafo, além dos adjacentes.

Dos 982 atendimentos 264 foram realizados pela Semob, sendo 101 atendimentos de educação no trânsito, quatro atendimentos da Ouvidoria e cinco orientações de defesa de autuação, além de 154 de cartões Passe Fácil e credencial de estacionamento. Já a Sesma, realizou 202 atendimentos, sendo 68 doses de vacinas aplicadas (Bivalente/Covid, Influenza e HPV); 78 atendimentos no ônibus Cine Rodoviário da PRF; 30 emissões de certidão de nascimento e 100 de RG, 53 atendimentos no cadastro do CadÚnico, 40 emissões de CTPS digital, 15 orientações jurídicas e 200 mudas distribuídas e informações sobre educação ambiental.

A dona de casa Dalgisa Guimarães mora no bairro e aproveitou a oportunidade para levar as netas Raíssa, Jamile e Larissa, para solicitar a 1ª via da meia-passagem. A rapidez e a organização no atendimento agradou a família. “Dá uma praticidade maior, porque a gente não vai pros órgãos, que normalmente são mais lotados. Aqui as pessoas têm mais chance para serem atendidas com calma”, afirmou.

“Atendimento rápido e tranquilo. Acho maravilhoso essa ação ser feita mais próximo da população do bairro”, disse o vendedor Jurandir Cunha, que aproveitou a ação para solicitar a credencial de estacionamento para vagas especiais destinadas a idosos.

Educação e orientação

A equipe de agentes de educação para o trânsito da Semob fez uso do jogão educativo para ensinar, de forma lúdica, sobre segurança viária para as crianças. Os arte educadores deixaram a brincadeira mais divertida e prenderam a atenção da criançada, que aprendeu de forma divertida sobre respeitar as leis de trânsito e sobre condutas para manter a segurança de todos os envolvidos no trânsito.

A equipe de educação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) também participou da ação, orientando as crianças de forma lúdica, com auxílio de uma cidade maquete e de jogos.

Jéssica Ferreira levou as duas filhas para solicitar a meia-passagem. Após o atendimento, as pequenas Jhennifer e Rafaelly correram para brincar no jogão educativo. “Hoje em dia as crianças usam muito o celular e esquecem de brincar. O mais legal daqui é que elas largaram o celular e estão se divertindo e aprendendo para se proteger na rua, no trânsito. Aprendendo a fazer o certo”, comentou satisfeita.

Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF) trouxe o Ônibus Cinema Rodoviário para orientar, de forma dinâmica e interativa, sobre os papéis e responsabilidades de cada um dos envolvidos no trânsito, sejam pedestres, ciclistas e condutores de moto e carro e sobre como evitar sinistros na cidade e nas estradas, além de explicar um pouco sobre o órgão.

“Essa união de esforços é muito importante para aproximar a sociedade e para que a gente possa promover ações educativas e despertar nessas pessoas o senso de autorresponsabilidade no trânsito”, explicou Salim Junes, assessor da PRF.

“O maior índice de sinistros é na faixa entre 14 e 24 anos. Essa explicação é importante para as crianças e adolescentes terem essa consciência para evitá-los”, disse a secretária escolar Socorro Duarte, que acompanhou as explicações dentro do ônibus da PRF.

Fiscalização e segurança

Além da emissão de documentos, serviços de saúde e dinâmicas educativas, a ação contou ainda com a presença e fiscalização de agentes de trânsito da Semob, Guarda Municipal e agentes da PRF e com viaturas em exposição. A criançada adorou ter a oportunidade de entrar e conhecer os veículos oficiais por dentro.

Texto:

Rosangela Gusmao