Um total de 178 pessoas tiveram acesso aos serviços de transporte oferecidos pela Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) no sábado, 26. A autônoma Ozanira Lima, ou Rosa como prefere, é uma delas. Acompanhada da filha Carla Santos, estudante do 3º ano, esteve na Escola Professora Vanda Célia Ferreira de Souza, no residencial Quinta dos Paricás, em Icoaraci, para tirar a primeira a meia-passagem e achou boa a iniciativa da Semob.
“Me poupou tempo e dinheiro. Com a volta das aulas presenciais, a minha filha pagando meia já faz uma diferença nas economias da casa. Com essa crise, todo dinheirinho conta”, afirmou Rosa.
Já a estudante Eliani Barbosa vai usar a meia-passagem para realizar um sonho antigo: o de se alfabetizar. Aos 57 anos, ela voltou pra escola. Segundo ela, pagar meia tarifa no coletivo vai ajudar a conciliar a vida atribulada, vendendo salgados e o cuidado com o marido, que é pessoa com deficiência. “Se não tivesse essa ação aqui perto de casa, não sei se eu ia conseguir tirar a carteirinha. Dia de semana eu ‘tou’ trabalhando”, contou.
O sábado foi movimentado na unidade escolar, que fica no Quinta dos Paricás, com a ação de cidadania executada pela Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (Coau), vinculada à Diretoria de Transportes da Semob Itinerante. Desde a abertura dos portões, das 9h às 16h, a procura foi grande pelos serviços da Semob.
A Semob, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes (Setransbel), garantiu emissão de cartões de meia-passagem (1ª e 2ª vias), Sênior (1ª e 2ª vias), Especial e Credencial de vagas de estacionamento (idoso e pessoa com deficiência).
Do total de usuários atendidos, exatos 178, a maioria era de estudantes interessados na carteira de meia-passagem. Foram 75 pedidos de emissão de meia-passagem, 20 de cartão Especial, 16 cartões Sênior e uma credencial de estacionamento para pessoa com deficiência. Houve ainda o fornecimento de informações a 44 pessoas.
Melhoria de transporte – No dia 18 de março de 2022, a Semob realizou uma audiência pública para discutir melhorias no serviço de transporte coletivo que atende ao residencial Quinta dos Paricás. O objetivo da audiência foi anunciar o início da operação experimental e emergencial para melhoria do serviço e uma das primeiras medidas foi a realização da ação Coau Itinerante.
A coordenadora da Coau, Patrícia Ellen da Conceição, avaliou positivamente a estreia da ação no Paricás. “Foi um dia muito movimentado. Deu para perceber que as pessoas daqui estavam esperando por uma ação como essa. Acesso mais fácil aos serviços da SeMOB”, diz.
Texto: Leonardo Fernandes
Foto: Ascom Semob