Ação da PMB orienta população sobre a fase experimental do BRT

• Atualizado há 9 anos ago

2016.06.24 - PA - Belém - Brasil: Semob faz panfletagem na avenida Augusto Montenegro para orientar a população sobre o funcionamento do sistema BRT Belém. Foto: Oswaldo Forte

A Prefeitura de Belém realizou na manhã desta sexta-feira, 24, o primeiro dia da ação em que os apoiadores operacionais da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) estarão na Avenida Augusto Montenegro e nos finais de linha das empresas dos ônibus que integrarão o sistema BRT para prestar orientações à população sobre o funcionamento da fase experimental do BRT Belém, previsto para começar no final do mês.

Os apoiadores operacionais estiveram em diversos pontos de ônibus localizados ao longo da Avenida Augusto Montenegro abordando os usuários do transporte coletivo, distribuindo panfletos informativos e esclarecendo as principais dúvidas da população sobre a fase experimental, a integração no Terminal Mangueirão e o transbordo entre as linhas.

“A Semob vem realizando constantes encontros com as comunidades que estão localizadas ao longo da avenida Augusto Montenegro, e que serão as principais afetadas pela fase experimental do BRT, justamente para explicar o funcionamento do sistema. Porém, também decidimos por iniciar mais essa frente de trabalho nos pontos de ônibus porque o nosso objetivo é justamente esse: que o maior número possível de usuários seja alcançado para que, quando a fase experimental tiver início, todos possam usufruir do serviço da melhor maneira”, explica o diretor geral da Semob, Gilberto Barbosa.

Barbosa também esclarece que, durante a fase experimental, o usuário do transporte coletivo terá duas maneiras de fazer a integração. “A primeira será embarcando em um ônibus expresso até o terminal Mangueirão e de lá embarcar no ônibus articulado do BRT ou, se quiser, seguir em outro expresso; e também acessando o terminal Mangueirão com o seu vale digital para seguir viagem no sistema BRT ou mesmo em um ônibus expresso. Isso tudo com uma única tarifa, cujo pagamento poderá ser efetuado normalmente dentro dos ônibus comuns, das estações do BRT ou no Terminal de Integração do Mangueirão”, explica o diretor.

A partir da próxima semana, a ação terá continuidade nos finais das linhas de ônibus das empresas que integrarão a fase experimental. São elas: Maguari – Ver-o-Peso (A. Barroso), Cabanagem – Ver-o-Peso, Cordeiro de Farias – Pte. Vargas, Cordeiro de Farias – Ver-o-Peso, Icoaraci – A. Barroso, Jardim Sideral – Dom Pedro II, Tapanã – Ver-o-Peso, Tapanã II – Ver-o-Peso, Tapanã – Felipe Patroni, Tenoné – Pátio Belém, Tenoné – Pte. Vargas, Canarinho/Tapajós – Ver-o-Peso e Águas Negras – São Brás (que no novo sistema passará a ser Águas Negras – Terminal Mangueirão).

Texto: Ricardo Miranda
Foto: Oswaldo Forte
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB)

Veja também