Ação da Prefeitura no Dia do Trabalhador tem emissão de Passe Fácil e Educação para o Trânsito

Na manhã desta quarta-feira, 1, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) participou de ação social em alusão ao Dia do Trabalhador oferecida pela Prefeitura de Belém, em cooperação com a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), com vários serviços públicos prestados à população.

Durante a programação, de 8h às 12h, na Praça da República, a Semob, um dos 16 órgãos da Prefeitura presentes à Ação Cidadã, ofereceu os serviços de emissão de Passe Fácil (meia-passagem, sênior e especial), credencial de estacionamento para idoso e PCD, além de dinâmicas educativas de trânsito para crianças, e ainda distribuição de material com orientações de segurança no trânsito.

Praticidade para os cidadãos

Os serviços de emissão de Passe Fácil e de credenciais de estacionamento foram executados pela Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (COAU) da Semob, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Belém (Setransbel). Os cidadãos aprovaram os serviços, atendidos mais próximos de suas casas, o que tornou mais fácil o deslocamento, com economia de tempo e dinheiro para o transporte.

Patrícia Ellen da Conceição, coordenadora da COAU, pontuou que “os usuários estão tendo acesso facilitado aos seus direitos nesta ação, tanto nos serviços oferecidos pela Semob, quanto nos oferecidos pelos outros órgãos da Prefeitura”.

Aprovação

Maria de Lourdes fez sessenta anos no início deste ano e aproveitou a ação para emitir seu Passe Sênior. Ela aprovou a rapidez no atendimento. “Vou muito ao médico, essa carteirinha facilita no transporte, principalmente na hora do embarque e é um direito meu, que eu vim atrás”, disse Maria.

“Soubemos dos serviços e eu e minha vizinha viemos para tirar o passe do idoso pro ônibus. Já paguei muita passagem, e agora, com sessenta anos, tenho esse direito garantido”, comentou Maria do Rosário.

Andresa Araújo acompanhou a sobrinha, Elza, para emitir a meia-passagem, e o filho Felipe, para fazer o agendamento para emissão do Passe Especial. “Toda semana levo ele para a terapia e, para ela, vai facilitar bastante pra se deslocar para os cursos. Vai ser uma boa economia no transporte”, disse Andressa.

Educando para um trânsito mais seguro

Além de agendar a emiissão do Passe Especial, o pequeno Felipe se divertiu com a dinâmica no jogão, realizado com a equipe de educação para o trânsito da Semob. Segundo Andresa, seu filho “estava bem agitado quando chegamos e depois de jogar ele ficou mais tranquilo. Esse aprendizado deixa ele feliz e ele conseguiu resolver o que precisava no jogo. Ainda pode aprender mais sobre o trânsito, como atravessar a rua com segurança ou saber o que significam as cores do semáforo. Isso é muito importante na idade dele”, pontuou Andresa.

A agente de trânsito Karime Rodrigues, que faz parte da equipe de educadores, orientou as crianças que brincavam no jogão (que tem o formato de um grande tabuleiro) a tornar mais dinâmicas as orientações transmitidas. Ao longo da atividade, as crianças precisavam responder corretamente às perguntas e desafios propostos para avançarem até a linha de chegada.

Segundo Tatiane Pinheiro, chefe da divisão de educação para o trânsito (CDET) da Semob, “as crianças serão os condutores do futuro. Por isso, é essencial que aprendam desde pequenos a fazer o certo no trânsito. Muitas delas, inclusive, sempre corrigem os familiares, como pai e mãe, quando percebem que eles estão fazendo algo de errado”.

Entre as lições aprendidas ao longo do jogo, estava o significado das cores do semáforo, a importância dos equipamentos de segurança obrigatórios ao dirigir, cuidados ao atravessar a rua e os direitos e deveres de cada envolvido no trânsito, seja condutor de carro ou moto, ciclistas ou pedestres, para que adotem condutas mais seguras no trânsito.

“Eu acredito que esse tipo de dinâmica tem que ser cada vez mais presente, principalmente nas escolas. A gente percebe que cada vez mais as pessoas não têm cuidado no trânsito, não têm prioridade em fazer o certo”, avaliou Fernanda Abreu, que acompanhava os pequenos André, de 9 anos, e Luiza, de 11 anos, enquanto completavam as atividades do jogão educativo. “Então ter esse contato desde pequenos é muito interessante”.

A equipe de educação para o trânsito também deu orientação sobre condutas seguras no trânsito para as pessoas que participavam da ação da Prefeitura, enquanto aguardavam outros atendimentos ou passeavam pela Praça da República. Foram entregues materiais educativos, com orientações de como agir no trânsito para assegurar a própria segurança e também do próximo, independente do papel que está desempenhando: de pedestre, ciclista, motociclista ou condutor de carro.

Quase 200 atendimentos

Ao todo, a Semob realizou 178 atendimentos neste Dia do Trabalhador. Desse total, 103 foram abordagens de educação com uso do jogão e entrega de materiais; cinco solicitaram a emissão de meia-passagem; sete, emissão do Passe Sênior; uma entrega de cartão Sênior; três agendamentos para Passe Especial e uma emissão de 2° via; quatro solicitações de credencial de vaga de estacionamento para idoso e PCD; oito casos de biometria facial e 46 solicitações de informação em geral.

Texto:

Amanda Mardock