Ação educativa abre a Semana Nacional do Trânsito em Belém

b78ccb55-6fc9-40a8-8aca-5cca94a789feUma ação educativa realizada na manhã desta quarta-feira, 18, na faixa de pedestres recém-instalada na avenida Almirante Barroso, em frente à sede da Polícia Federal, marcou o início da programação alusiva à Semana Nacional do Trânsito da Prefeitura de Belém.
Sob o tema “No trânsito, siga no sentido da vida”, a campanha promovida pela administração municipal tem por objetivo estimular que todos os condutores, sejam eles de carros, motos, ônibus, bicicletas, vans ou caminhões, e ainda pedestres e passageiros, adotem práticas em que cada um assuma seu papel para que o trânsito seja mais seguro.
A programação é coordenada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e do Sindicato dos Condutores Escolares Autônomos de Belém (Sincebel).
Este ano, o tema nacional definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), “No trânsito, o sentido é a vida”, assim como em 2018 propõe o envolvimento direto da sociedade para que se estabeleça uma nova forma de encarar a mobilidade urbana.
033a8fd2-e63a-43b3-9dde-ea6c622fe94d
“A campanha foi definida pelo Contran no início do ano e desde então as ações desenvolvidas pela Semob têm seguido este mote, sempre com o cuidado de repassar orientações ao cidadão para transformar o trânsito em um ambiente cada vez mais seguro. Inicialmente projetamos uma série de ações em diversos pontos do município. Porém, em virtude do ocorrido em uma das passarelas da avenida Almirante Barroso, que foi derrubada por um veículo que transitava pela via com uma altura totalmente fora dos padrões, foi necessário adaptar a nossa programação e concentrar nossas ações na área do ocorrido”, esclareceu o diretor geral da Semob, Carlos Valente.
A aposentada Natividade Monteiro é moradora do bairro do Souza e conta que sempre utilizava a passarela e ficou bastante preocupada com a derrubada da estrutura. “Quando houve o ocorrido foi um transtorno. Infelizmente devido à imprudência de uma pessoa, muitas outras foram prejudicadas. Ainda bem que colocaram essa faixa na semana passada para nos auxiliar, mesmo que temporariamente”, disse.
O motorista Mário Carlos Ferreira foi um dos condutores abordados na ação. Após receber as orientações da equipe educativa da Semob, aprovou a iniciativa. “Eu sempre procuro respeitar a sinalização. É obrigação de todo o condutor fazer o mesmo”, afirmou.
Programação – A programação da Semob para a Semana Nacional do Trânsito deste ano começou nesta quarta-feira com uma esquete teatral representada de forma lúdica pelos arte-educadores da Semob e continua até a próxima semana.
Entre os dias 19, 20 e 21 haverá orientação para travessia segura ainda na Almirante Barroso, em frente ao Preventório Santa Terezinha, a partir das 7h.
E serão realizadas palestras sobre segurança no trânsito, jogos e apresentação de peça teatral nos colégios localizados às proximidades da passarela. Na quinta-feira, 19, a primeira instituição que receberá a ação será o Preventório Santa Terezinha; na sexta-feira, 20, será a vez da escola Costa e Silva; e no sábado, 21, a ação voltará à nova faixa de pedestres da Almirante Barroso.
As ações na nova faixa de pedestres ocorrerão sempre a partir das 7h, já as palestras nas escolas serão realizadas a partir das 10h.
Próxima semana – A segunda parte da programação ocorrerá em escolas localizadas na avenida Augusto Montenegro e em outras faixas de travessia revitalizadas recentemente pela Semob.
Na segunda-feira, 23, haverá uma ação de orientação aos pais sobre a importância do transporte coletivo seguro e regulamentado para a condução das crianças em frente ao colégio Pequeno Príncipe Avante, a partir das 7h. A programação contará com a parceria do Sncebel.
Já na terça-feira, 24, a Semob realizará uma nova ação sobre a importância da utilização e respeito às faixas de pedestre e os cuidados para uma travessia segura. Dessa vez a ação ocorrerá nas faixas de pedestres recém-implantadas na avenida Senador Lemos. Nesse dia também haverá ação educativa na escola Palmira Gabriel, localizada na avenida Augusto Montenegro.
Para encerrar a programação, no dia 25 a Sesma, com o projeto “Vida no Trânsito”, realizará um encontro de mobilidade para discutir propostas para a redução do número de acidentes de trânsito em Belém. O evento ocorrerá na sede do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), localizada na rua Boaventura da Silva, 999, a partir das 8h.
Também haverá abordagem na faixa de pedestres localizada na avenida João Paulo II, entre as travessas do Chaco e Curuzu, a partir das 7h, além de apresentação no Centro de Ensino Empreendedor do Pará (Ceep), localizado na avenida Augusto Montenegro, a partir das 7h.
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.
Texto: Ricardo Miranda
Foto: João Gomes – NID Comus