Ação educativa combate infrações de trânsito em vias de grande movimento na capital

ab69a0cc-579e-48be-97d5-30e0df2d9728O combate às infrações de trânsito praticadas em vias de grande circulação do município foi foco de uma ação educativa realizada pela Prefeitura de Belém nesta quinta-feira, 16.
Durante toda a manhã, agentes educadores da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) percorreram as avenidas Gentil Bittencourt, Nazaré, Braz de Aguiar, travessa Quintino Bocaiúva e demais pontos do bairro de Nazaré para conscientizar condutores a respeito dos transtornos que imprudências como estacionamento irregular, avanço de sinal, transitar sobre a calçada, entre outras, podem causar na mobilidade. Cerca de 15 notificações educativas foram emitidas durante a ação.
Flagrantes – Na travessa Quintino Bocaiúva diversos veículos foram flagrados ocupando áreas delimitadas para embarque e desembarque de passageiros. “O Comando Educativo é um projeto que une a multa cidadã e as blitz educativas. Selecionamos algumas vias onde existem grandes reclamações da população a respeito de infrações cometidas por motoristas imprudentes e realizamos uma ronda na área para verificar se as reclamações procedem”, explicou a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito da SeMOB, Tatiane Pinheiro
“Constatadas as irregularidades, os agentes educadores da SeMOB atuam de forma educativa, sem caráter punitivo, e notificam o condutor com uma multa cidadã, informando a irregularidade cometida, além de uma mensagem alertando que aquela notificação não é uma multa, mas poderia ser. Espera-se que ele faça uma avaliação do seu comportamento no trânsito e tenha ciência de que se ele fosse pego em uma fiscalização, seria autuado”, complementou Tatiane.
ac42be6b-bdb2-4e97-882f-c03a379ba9c8
Trabalhando há 30 anos como taxista, Waldemar Miranda, parabenizou a ação. “Acho a ação muito importante. O que ocorre é que muitas pessoas não obedecem à regulamentação. Acham que o fato de elas estarem com pressa justifica parar em local proibido ou formar fila dupla, ignorando os transtornos causados na rua, que acabam afetando diretamente a quem não tem nada a ver”, criticou.
Após a conclusão do Comando Educativo, a SeMOB intensificou a atuação dos agentes de trânsito que fiscalizam a área. Dessa vez as infrações flagradas pela fiscalização geraram as penalidades previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro, como multa e até a remoção do veículo.
Comando Educativo – Lançado há um ano, a ideia central do projeto é que os agentes educadores da SeMOB façam autuações em pontos apontados a partir de denúncias e reclamações formalizadas pelos canais de atendimento do órgão.
Quem deseja sugerir vias que necessitam de uma ação do Comando Educativo deve enviar fotos de flagrantes para o perfil da SeMOB no twitter (@SeMOB_Bel), com a hashtag #ComandoEducativo, ou enviar o material para o e-mail contato.semob@belem.pa.gov.br. No cronograma de visitas serão priorizadas das vias que tiverem o mais número de reclamações.
Maio Amarelo – A ação fez parte da programação municipal do Maio Amarelo, e visa, entre outros objetivos, melhorar a mobilidade de todos e, consequentemente, aumentar a segurança no trânsito em Belém.
A programação seguirá no dia 17, a partir das 7h, em frente aos colégios Ideal e Pequeno Príncipe Avante, localizados na avenida Augusto Montenegro. A importância da utilização e respeito às faixas de pedestres e os cuidados para uma travessia segura serão temas da ação.
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.
Texto: Ricardo Miranda
Fotos: João Gomes