Ação educativa conscientiza motociclistas a respeitar as ciclofaixas nas vias de Belém

Direcionada aos motociclistas, a Prefeitura de Belém realiza uma série de ações educativas, destinada a garantir segurança aos ciclistas no trâfego. A ação é desenvolvida pela Divisão de Educação para o Trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e nesta quinta-feira, 14, os agentes de Educação para o Trânsito atuaram na ciclofaixa da avenida Senador Lemos, com a travessa Alferes Costa, bairro da Sacramenta A finalidade é mostrar aos condutores de veículos, especialmente motocicletas, que é necessário respeitar as faixas exclusivas aos ciclistas.

Segurança – “A ação educativa visa garantir maior segurança aos ciclistas que pedalam nas ciclofaixas da cidade, a partir do momento em que busca conscientizar os motociclistas a respeitarem esses espaços exclusivos”, explicou Tatiane Pinheiro, chefe da Divisão de Educação para o Trânsito (CDET) da Semob. Ela também informa, que durante a ação foram feitas cerca de 350 abordagens, com orientações de segurança no trânsito e distribuição de material educativo.

A avenida Senador Lemos foi escolhida para a realização da ação educativa, justamente, por ter sido recentemente inaugurada e contando com nova ciclofaixa implantada em toda a sua extensão. Como os usuários da via ainda estão se adaptando com a nova sinalização, a Semob considerou de vital importância orientar e alertar os motociclistas para não trafegarem nessas faixas, considerada uma infração gravíssima, que gera multa triplicada.

“Além de por em risco a segurança dos ciclistas, o motociclista que for flagrado transitando na ciclofaixa, estará sujeito à penalidade, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”, alertou a chefe da CDET, acrescentando que a multa triplicada totaliza R$ 880,41, além de somar 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Orientação – Motociclistas e ciclistas aprovaram a iniciativa da Semob e consideram importante a orientação e alerta sobre os riscos à segurança e às penalidades resultantes dessa prática infracional. A pressa e a imprudência podem resultar em multas, sinistros e mortes no trânsito, que, podem ser evitados.

“Eu acho que deveria ter muito mais fiscalização em cima desses motociclistas, que causam muitos acidentes e acabam fazendo com que as pessoas que não têm nada a ver, sofram o acidente também. Tem que seguir as leis”, defendeu o motociclista Helder Oliveira. Ele achou a ação importante porque a avenida conta com nova sinalização e ainda tem muita gente que não a entende, principalmente, motociclistas.

Alguns ciclistas ainda se sentem inseguros ao transitar na ciclofaixa, justamente, pela falta de respeito dos condutores de veículos. Essa é a sensação do autônomo Antônio Félix. O ciclista contou que o filho dele foi atingido por um motociclista, quando pedalava na ciclofaixa da Senador Lemos. “Tem que ter ações como essa com mais frequência para que eles respeitem a gente. Aqui é necessário esse tipo de ação”, defendeu.

Pressa – A primeira ação educativa ocorreu na terça-feira,12, no cruzamento da avenida João Paulo II, com a rua do Utinga. O local foi escolhido por ser muito movimentado, especialmente no período da manhã e por haver uma incidência grande de reclamações à Semob, sobretudo, da parte dos ciclistas.

Devido ao grande fluxo de veículos pela manhã, o trânsito tende a ficar mais lento e os motociclistas, que não querem esperar, preferem se arriscar entrando na ciclofaixa para cortar caminho na frente dos carros, arriscando a vida do ciclista. Ao longo da ação, foram realizadas 480 abordagens a quem passava pelo local.

Texto:

Amanda Mardock