A programação da Semana Nacional de Trânsito da Prefeitura de Belém, executada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), incluiu o trabalho de orientação e conscientização de condutores de veículos sobre a importância de adotar atitudes seguras no trânsito e os cuidados necessários para se proteger ao dirigir.
Durante uma blitz educativa realizada na Estrada da Ceasa, no último sábado, 23, os agentes de educação para o trânsito da Semob realizaram 150 abordagens de orientação. Também foram distribuídos materiais educativos, entre os quais um adesivo incentivando o motorista a fazer as escolhas certas para manter o trânsito seguro para todos.
Agentes de trânsito da Semob deram apoio na ação educativa para garantir a segurança viária da equipe e também orientar os condutores, além de manter o trânsito fluindo e organizado durante as abordagens de orientação.
Márcio Santos é motorista de aplicativo e estava no meio de uma corrida, mas parou para escutar a equipe de educação, que também reforçou aos passageiros do veículo a importância de usar o cinto de segurança.
Segundo Márcio, “a gente vê tanto absurdo hoje em dia que esse tipo de ação ajuda a conscientizar. Esse adesivo que vocês deram serve até pro passageiro ter mais confiança de que sou um motorista que segue a lei”.
“Tem muito acidente. Muita gente dirigindo mal e fazendo o errado. E aqui vocês estão fazendo um bom trabalho orientando quem passa por aqui”, comentou Joel Pantoja, morador do bairro que também foi orientado sobre as atitudes que podem preservar vidas no trânsito.
Para o taxista Reginaldo Martins a educação para o trânsito “é um trabalho muito importante para reforçar as leis de trânsito. É muito bom ter esse conhecimento, ajuda a prevenir acidentes”.
“Aqui nós estamos orientando os condutores a fazerem a escolha certa e a ter mais atenção ao dirigir. Além de reforçar a importância do uso do cinto de segurança, tanto pelo motorista quanto pelo passageiro, e a não dirigir manuseando o celular. Estamos buscando conscientizar para trazer mais respeito e solidariedade ao trânsito”, explicou a chefe de divisão de educação para o trânsito da Semob, Tatiane Pinheiro.
Texto:
Amanda Mardock