Ação educativa de trânsito leva segurança às ciclofaixas de Belém

Carros utilizam para estacionamento indevido, motociclistas, para cortar caminho. Tudo isso sem contar os obstáculos colocados por moradores do entorno, como despejo de lixo e entulhos.

São inúmeras as irregularidades cometidas contra as ciclofaixas de Belém. Visando conscientizar a população para o respeito a esta via de uso exclusivo do ciclista, a Prefeitura de Belém, por meio da Divisão de Educação para o Trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), deu início a uma ação educativa, que vai percorrer diversos trechos da malha cicloviária da cidade. O objetivo central é tornar o trânsito mais seguro aos ciclistas.

A ação começou nesta sexta-feira 12, percorrendo toda a ciclofaixa da Tv. Antônio Baena. Desde às 7h30 da manhã, um grupo de agentes educadores alertava quem passava pelo local para atentar pela segurança na travessia e respeitar as bicicletas.

“É uma retomada das campanhas de educação para o trânsito da SeMOB. O objetivo é conscientizar tanto o ciclista, quanto o motociclista, que cada um tem o seu espaço, e cada um tem suas regras a seguir. Isso é para a segurança de todos, não só dos ciclistas”, explica o diretor de Trânsito da SeMOB, Roberto Broni.

Na esquina com a Av. Almirante Barroso, a equipe se deparou com um dos trechos de maior conflito entre ciclistas e condutores que se utilizam indevidamente da ciclofaixa, e que por isso recebeu maior atenção na abordagem da equipe da SeMOB.

“Por ter um tráfego mais intenso, neste local os motociclistas tendem a invadir o espaço da ciclofaixa para ter um posicionamento melhor para a saída do semáforo”, esclarece Broni.

Segundo a SeMOB, em 2020 houve uma redução de autuações registradas por infrações cometidas nas ciclofaixas: foram 627 infrações por transitar na ciclofaixa, bem menos que os 2.990 casos observados em 2019. Também foram registradas 213 infrações por estacionar na ciclofaixa, sendo que em 2019 foram 719 registrados.

Mas a redução, ao invés de representar uma mudança de comportamento real dos condutores, foi reflexo da diminuição de veículos nas vias por causa da pandemia em 2020, em especial no período do lockdowm. O que a SeMOB pretende com a ação, portanto, é que a queda no número dessas autuações seja efetiva.

Para isso, a Prefeitura de Belém seguirá com as abordagens nas ruas para aumentar a conscientização dos condutores, a fim de diminuir ainda mais os números de infrações de trânsito nas vias exclusivas aos ciclistas.

Ações educativas prosseguem nesta próxima semana

As próximas ações serão realizadas no dia 18, na ciclofaixa da Tv. Angustura, e dia 19, na ciclofaixa da Tv. Lomas Valentinas. Ambas começarão às 8h a partir da Av. João Paulo II, e seguirão por toda a extensão das ciclofaixas de forma itinerante.

“Estamos tentando garantir a segurança da mobilidade do ciclista, que é o elo mais vulnerável do trânsito. As ciclofaixas são um direito da população e os motoristas e motociclistas têm a obrigação de respeitar a legislação. Por isso vamos trabalhar constantemente para conscientizar e salvar vidas”, alerta Tatiane Pinheiro, que coordena a ação educativa da SeMOB.

O entregador Flávio Jesus usa frequentemente a ciclofaixa da Tv. Antônio Baena com a sua bicicleta de carga. Ele conta que se sente um pouco mais aliviado com o aumento da fiscalização da SeMOB no perímetro, que avaliou como “arriscado”.

“Eu dependo da bicicleta pra tirar meu ganha-pão, mas não respeitam o nosso espaço, principalmente as motos. A gente é mais vulnerável que o carro, então eu pedalo prestando atenção em mim e nos outros. Quanto maior a fiscalização, mais seguro a gente fica”, afirma.

Texto: Leonardo Fernandes (Ascom SeMOB)
Foto: João Gomes (Comus)