Ação educativa de trânsito orienta sobre nova sinalização na travessa Alferes Costa

Quem mora ou costuma acessar a travessa Alferes Costa, entre as avenidas Senador Lemos e Pedro Miranda, percebeu que a via está passando por uma readequação da sinalização viária vertical e horizontal, seguindo todas as diretrizes previstas no Manual Brasileiro de Sinalização Viária do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a fim de  tornar a via mais segura para todos os usuários.

Atualmente o trecho já conta com a pintura indicando via de mão dupla, faixa de pedestres nos cruzamentos e em frente a duas escolas municipais, além de indicações de PARE e faixas de retenção (que ficam antes da faixa de travessia). No projeto também está prevista a implantação de ciclofaixa e de área de estacionamento.

Como se trata de uma novidade, a Prefeitura de Belém, por meio da equipe de educação para o trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), iniciou na quarta-feira, 17, ação para orientar e esclarecer dúvidas dos moradores, comerciantes, transeuntes e condutores.

Abordagens educativas

Durante a primeira ação, foram realizadas 250 abordagens aos usuários da via para que entendam melhor as mudanças na sinalização que está em implantação e fiquem mais atentos ao trânsito. A atividade continuou nesta quinta-feira, 18, somando 200 usuários orientados.

Segundo a chefe da divisão de educação para o trânsito da Semob, Tatiane Pinheiro, o foco foi orientar os moradores, comerciantes, condutores de carro e moto, ciclistas e pedestres que circulam na via. “Buscamos esclarecer as dúvidas da população para que entendam melhor como irá funcionar a nova sinalização para que não cause impactos no trânsito”, explicou.

A equipe de educação também distribuiu material informativo com ilustrações das sinalizações já implantadas e das que serão realizadas no trecho em questão da travessa Alferes Costa, explicando as mudanças que ocorrerão na via, como forma de facilitar a identificação dessas sinalizações.

Expectativa da população

Elizabeth Ribeiro, Danielce Ribeiro e Rosa Mendes se exercitam no entorno e acompanharam o início das mudanças na sinalização. “As faixas de pedestre no cruzamento e principalmente em frente às escolas, vão ser muito importantes porque é difícil atravessar sem elas”, pontuou Danielce.

A batedora de açaí Mayla Moreira aprovou a ação educativa para orientar sobre a sinalização que está sendo readequada na travessa Alferes Costa. Segundo Mayla, “a sinalização vai trazer mais segurança e melhorar a realidade do trânsito por aqui. Os condutores vão ser menos imprudentes”.

Texto:

Amanda Mardock