Neste mês de novembro, a sinalização das faixas exclusivas para circulação de ônibus, as faixas BRS, implantadas em três dos principais corredores de acesso ao centro de Belém já começa a valer. A partir do dia 20, a faixa da direita das avenidas Governador José Malcher (entre avenidas José Bonifácio e Visconde de Souza Franco), Conselheiro Furtado (entre travessa Castelo Branco e avenida Padre Eutíquio) e travessa Castelo Branco (entre Governador José Malcher e Conselheiro Furtado) ficarão reservadas à circulação do transporte público municipal. Enquanto isso, as demais faixas de rolamento continuarão disponíveis para a circulação dos motoristas de veículos particulares.
Para prestar esclarecimentos à população usuária de ônibus e demais condutores a respeito dessa nova configuração no trânsito, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) esteve na manhã desta terça-feira, 7, no cruzamento da José Malcher com Castelo Branco para orientar condutores, rodoviários e pedestres da área.
“Durante as próximas duas semanas estaremos atuando nas vias que receberam a nova sinalização distribuindo panfletos, abordando estabelecimentos comerciais e residências que possuam garagens para informar como será realizada a fiscalização de trânsito na área: a faixa da direita será reservada aos coletivos, porém haverá permissão para que o veículo comum acesse a faixa para manobras específicas, como acesso a garagens ou conversão à direita. Nesses casos, o veículo poderá ser registrado por um radar eletrônico, mas a infração só será consumada no registro do segundo radar daquele quarteirão, pois caracterizará que ele trafegou por mais de uma quadra dentro da faixa exclusiva”, informou o diretor geral da Semob, Gilberto Barbosa.
Fiscais de transporte estarão responsáveis pela fiscalização dos coletivos que saírem das faixas em locais não permitidos. “A circulação dos ônibus deverá ser realizada unicamente dentro das faixas exclusivas. A exceção se dará nos casos em que os ônibus que não precisem fazer embarque e desembarque de passageiros ultrapassem os demais pela faixa imediatamente ao lado, que recebeu uma pintura tracejada, indo para o tráfego misto e na sequência retornando ao BRS. O acesso dos veículos de passeio também deverá realizado pelas linhas tracejadas”, ressaltou Barbosa.
Durante a fase educativa, não serão geradas multas quanto à circulação de veículos particulares dentro da faixa exclusiva de ônibus. Porém, a partir do dia 20 será iniciada a fase de fiscalização e os veículos flagrados ferindo o artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro serão autuados de acordo o que prevê a legislação. Já os coletivos flagrados desrespeitando a regularização e transitando nas faixas mistas receberão multas administrativas previstas no Regulamento de Transportes por Ônibus do Município de Belém.
Por Ricardo Miranda
Avanços na mobilidade urbana, ações educativas e atendimentos descentralizados marcam a gestão municipal
Em quatro anos de gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), deu