O dia 25 de julho é dedicado a São Cristóvão, santo padroeiro dos motoristas e a quem foi dedicada uma missa no Santuário de Fátima, em Belém, na manhã desta terça-feira. A celebração é um momento considerado especial para pedir proteção no trânsito, onde os acidentes são as principais causas de morte entre jovens de 10 a 19 anos em todo o mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Brasil ocupa o quinto lugar de um triste e preocupante ranking: o de países recordistas em mortes no trânsito, ficando atrás da Índia, China, Estados Unidos e Rússia.
Na opinião da estudante de medicina Ana Clara Oliveira, o trânsito deve ser encarado com atenção e cuidados redobrados. “Precisamos ficar atentos ao que acontece ao nosso redor para podermos nos defender de qualquer problema que possa ocorrer”, orienta.
Para promover a conscientização dos motoristas agentes da Prefeitura de Belém estiveram no entorno do Santuário de Fátima, onde abordaram motoristas e distribuíram panfletos educativos sobre cuidados no trânsito e chamaram a atenção dos condutores para os perigos da imprudência no trânsito. A ação educativa foi realizada pelo setor de educação no trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).
Após a missa os veículos saíram do Santuário de Fátima em carreata pela travessa Castelo Branco, seguiram pela José Malcher, Marechal Hermes, Presidente Vargas, Serzedêlo Corrêa, Gentil Bitencourt, José Bonifácio e Almirante Barroso até Praça São Cristóvão. Agentes da Semob deram apoio com desvios no trânsito e orientações.
Texto: Ricardo Miranda
Foto: Oswaldo Forte
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB