Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Ação educativa no bairro da Cremação inicia Semana Nacional de Trânsito em Belém

b3080a0f-ed23-45a5-a765-4447ae6a738bA Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) deu início nessa segunda-feira, 21, às atividades relacionadas à Semana Nacional de Trânsito deste ano. Sob o mote “Perceba o risco, proteja a vida”, as ações têm por finalidade tornar o trânsito mais seguro e reduzir o número de acidentes na capital.
A primeira atividade ocorreu em uma faixa de pedestres localizada na avenida Alcindo Cacela, próximo à rua São Miguel, no bairro da Cremação. A ação promovida pelo órgão de mobilidade urbana teve por objetivo estimular que todos os condutores, sejam eles de carros, motos, ônibus, bicicletas, e ainda pedestres e passageiros, adotem práticas em que cada um assuma seu papel para que o trânsito seja mais seguro e respeitem a sinalização presente na via.
Em virtude das limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus, a campanha foi idealizada de forma diferenciada. “Tivemos que adotar algumas restrições, por conta das medidas de isolamento social para o enfrentamento à Covid-19, diferente de outros anos, onde ocorriam as abordagens corpo a corpo com a população. Porém, ainda assim, a mensagem de cumprimento à legislação de trânsito foi repassada”, explicou o diretor geral da SeMOB, Carlos Valente.
Entre as abordagens feitas pela divisão de educação para o trânsito da SeMOB estiveram o respeito ao pedestre no ato da travessia e também a atenção ao tempo semafórico. “A via recebeu serviço recente de sinalização e na ação demos prioridade aos pedestres e ciclistas, já que são os mais vulneráveis no trânsito. A área inclusive possui uma escola no entorno e, por isso, já estamos preparando a comunidade para o aumento da presença de estudantes quando as atividades escolares retornarem”, completou Valente.
A técnica em ferramentas, Jaqueline Pedroso, é moradora da Alcindo Cacela e estava atenta ao trabalho feito pelos agentes educadores da SeMOB. “Moro há bastante tempo nesse local e já presenciei muitos acidentes e muitos deles ocorreram por falta de respeito com quem precisa atravessar a rua. Estou bastante satisfeita por essa ação estar acontecendo tão perto da minha residência”, comemorou.
A programação da SeMOB para a Semana Nacional de Trânsito seguirá até o dia 25 de setembro, sempre a partir das 7h30.
Na terça-feira, 22, a ação ocorrerá na área interna da Escola Infantil Adoleta, localizada na travessa Pirajá, entre avenidas Almirante Barroso e João Paulo II, bairro do Marco.
Na quarta-feira, 23, haverá ação na Escola Alfredo Chaves, localizada na 7ª rua do distrito de Icoaraci, entre avenidas São Roque e Lopo de Castro.
Na quinta-feira, 24, será a vez da Escola Avertano Rocha, localizada na avenida São Roque, entre rua Manoel Barata e avenida Beira Mar, em Icoaraci.
A última instituição a receber a ação deste ano será a Escola Maria Luiza Pinto Amaral, localizada na avenida Senador Lemos com a passagem Mucajá, bairro da Sacramenta.
Texto: Ricardo Miranda
Foto: Tássia Barros

Redes Sociais