O que você procura?

Ação educativa orienta motociclista a não trafegar na ciclofaixa

A ciclofaixa é um espaço sinalizado na própria pista de rolamento, junto aos demais veículos, com objetivo de trazer segurança ao ciclista ao pedalar pelas vias públicas. No entanto, tem se tornado frequente encontrar condutores, em especial os de moto, trafegando neste espaço.

Para conscientizar o motociclista a não trafegar, parar ou estacionar na via de uso exclusivo do ciclista, a Prefeitura de Belém, por meio da Divisão de Educação para o Trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), deu início nesta terça-feira, 12, a ações educativas que irão acontecer ao longo de três dias em pontos estratégicos.

A primeira ação aconteceu no cruzamento da avenida João Paulo II, com a rua do Utinga. O local foi escolhido por ser muito movimentado, especialmente no período da manhã e por haver uma incidência grande de reclamações à autarquia, sobretudo, da parte dos ciclistas. Devido ao grande fluxo de veículos pela manhã, o trânsito tende a ficar mais lento e os motociclistas, que não querem esperar, preferem se arriscar entrando na ciclofaixa para cortar caminho na frente dos carros, arriscando a vida do ciclista. 

“Cada um tem o seu próprio espaço para transitar com segurança: os pedestres têm a calçada, os condutores têm a pista de rolamento e o ciclista, a ciclofaixa. É uma obrigação um respeitar o espaço do outro e seguir a legislação para que todos permaneçam seguros”, pontuou a chefe da divisão de educação para o trânsito da Semob, Tatiane Pinheiro.

Abordagem – Ao longo da ação, foram realizadas 480 abordagens a quem passava pelo local. A equipe de agentes educadores orientou e alertou os motociclistas para que respeitassem as faixas exclusivas, afim de garantir a segurança de quem precisa usar a bicicleta para se deslocar.

Também foi distribuído material educativo, para informar e sensibilizar os motociclistas que seus atos podem prejudicar outras pessoas, seja ferindo, seja causando a perda de uma vida. Tanto os ciclistas, quanto os condutores de carro aprovaram a ação realizada com os motociclistas.

O chefe de manutenção, Oséas Dias, sempre pedala na ciclofaixa da avenida João Paulo II para chegar ao trabalho e disse que é frequente os motociclistas invadirem o espaço, inclusive buzinando para o ciclista sair da frente. “A ciclofaixa foi feita para o ciclista, não foi para eles [motociclistas], mas mesmo assim insistem em passar. Já vi vários acidentes, inclusive aqui nesse sinal”, comentou Oséas, que elogiou o trabalho da equipe de educação e disse que é essencial que a ação esteja acontecendo no local.

Já o motociclista Wenderson Ferreira, recebeu as orientações educativas com atenção e reconheceu que estava errado ao trafegar na ciclofaixa. Ele também levou um susto ao receber o material educativo, que pontuava, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Artigo 193: transitar com veículo na ciclofaixa é infração gravíssima e tem como penalidade multa de R$ 293,47, triplicada, totalizando R$ 880,41, além de resultar em 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Agora é ser consciente e não fazer mais o errado”, disse.
 

Texto:

Amanda Mardock