Ação educativa realiza 250 abordagens no segundo dia da Semana Nacional do Trânsito da Prefeitura de Belém

Uma blitz educativa foi realizada, na manhã desta terça-feira, 19, na avenida Senador Lemos, esquina com a travessa D. Pedro I, voltada, principalmente, aos pedestres sobre a segurança na travessia nas faixas de pedestres. A ação ocorreu, de 9 às 11 horas, desta terça-feira,19, e também abordou ciclistas e condutores de automóveis e de motocicletas. Foram realizadas 250 abordagens com a distribuição de material educativo e orientações.

As ações fazem parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, aberta ontem,18, pela Prefeitura Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

Respeito e segurança no trânsito

Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a campanha ocorre no período de 18 a 25 de Setembro e tem como objetivo ajudar a conscientizar a população sobre a importância de respeito e segurança no trânsito.

As campanhas educativas da Semob buscam alertar sobre atitudes imprudentes no trânsito; orientar os pedestres para que tenham mais atenção e segurança na travessia; os ciclistas para o uso de faixas exclusivas, e os condutores sobre os principais fatores de risco no trânsito e o respeito às leis.

“Meu irmão é um motorista paciente, mas meus patrões precisam desse tipo de orientação”, comentou a diarista Dulce Sodré, que pegou material educativo para levar para eles, pessoas com as quais, ela se preocupa bastante. Dulce acha importante essa ação educativa porque certas coisas erradas ocorrem no trânsito, como a falta de respeito dos condutores com os mais fracos, como ela, que é pedestre, e ciclistas.

Direção defensiva

“Devia ter mais ações desse tipo para evitar vícios e imprudências no trânsito de condutores, principalmente de motocicletas”, pontuou o servidor público Antônio Jorge Alencar. Ele disse que é motorista há 50 anos e dirige de forma defensiva. “Temos que dirigir também pelos outros”, completou.

“Ações educativas são necessárias com urgência, pois o trânsito é caótico, não existe respeito”, comentou a professora Leonor Ferreira. Segundo ela, “a população toda precisa dessas ações educativas”.

O casal de militares Luciene Queiroz e Glayson Rebouças estavam com o filho e iriam atravessar na faixa de pedestre. “A ação é importante para a segurança todos”, disse Glaydson. Já Luciene completa que tem medo de andar de bicicleta por considerar que os motoristas e motociclistas não respeitam as ciclofaixas.

Ciclistas

Já a ciclista Débora Cardoso acredita que cada vez mais as pessoas se conscientizam da necessidade de usar meios alternativos de locomoção. Ela passeava com o pequeno Noah, de 2 anos, e ambos usavam itens de segurança. “A malha cicloviária está aumentando e falta maior consciência e respeito com os ciclistas”, disse. “Vi no jornal a polêmica do estacionamento ao lado da ciclofaixa, pelo menos ficamos protegidos pelos carros”, pontuou.

Texto:

Rosangela Gusmao