O que você procura?

Ação educativa realiza 600 abordagens sobre segurança viária neste domingo, 11

Dando continuidade às ações de educação para o trânsito no período do Carnaval, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), esteve no cruzamento das avenidas Almirante Barroso com Tavares Bastos para orientar os condutores sobre segurança viária para curtir o Carnaval, sem se colocar em risco, seja dentro ou fora da cidade.

Atitudes essenciais

Neste domingo, 11, foram realizadas 600 abordagens com condutores de carro, moto, vans e pedestres. Os educadores da Semob enfatizaram as escolhas e atitudes essenciais que todos os envolvidos no trânsito devem praticar, para curtir o Carnaval tendo empatia e responsabilidade para manter a segurança viária de todos. As abordagens e orientações foram bem recebidas por quem as escutou.

O motociclista Eduardo Santos foi orientado pela equipe ao parar no semáforo da avenida e disse que a ação educativa “é um incentivo para fazer o certo. Nesse tempo de festa a gente vê muita gente correndo mais, sem cuidado. Isso é um risco”.

“É fundamental esse tipo de orientação na saída da cidade, para ninguém correr risco. Na pressa, às vezes, alguma coisa a gente esquece”, elogiou o condutor Eduardo Barbosa. A mãe de Eduardo estava no banco de trás, sem o cinto de segurança, mas após a orientação da equipe de educadores, prontamente afivelou o cinto para garantir a própria segurança.

“Muito boa essa iniciativa. Serve de alerta para quem está saindo da cidade, se for dirigir, não beba”, elogiou o taxista Antônio Moreira, após receber as orientações e o material educativo com dicas de segurança no trânsito.

Material educativo

Para reforçar as orientações, a equipe também entregou material educativo, com dicas de condutas que podem salvar vidas no trânsito, seja redobrando a atenção ao dirigir e ao atravessar as ruas, principalmente para quem está curtindo os bloquinhos nas vias, não ultrapassar o limite de velocidade e não invadir o espaço do outro, como ocorre no caso de condutores que utilizam as ciclofaixas e calçadas. E, especialmente, não consumir bebida alcoólica e em seguida dirigir, para que não arrisquem ocasionar um sinistro de trânsito. 

A chefe da Divisão de Educação para o Trânsito (CDET) da Semob, Tatiane Pinheiro, destacou a importância de lembrar a todos sobre a importância de adotar condutas de segurança durante o Carnaval.

Vida acima de tudo

“Um trânsito mais seguro depende das escolhas individuais. Se divertir bebendo e dirigir em seguida é uma escolha, mas a vida precisa ser escolhida acima de qualquer coisa. Por isso, principalmente em tempos de festas, as leis de trânsito precisam ser respeitadas e seguidas, para valorizar a vida de todos, evitando sinistros e possíveis mortes”, ressaltou Tatiane.

Texto:

Amanda Mardock