Ação educativa trata com funcionários de empresas privadas sobre comportamento seguro no trânsito

A Prefeitura de Belém ministrou palestra nesta terça-feira, 30, sobre os comportamento seguro no trânsito para os funcionários e colaboradores da Dínamo Engenharia e Equatorial Energia, a convite da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes Integrada (Cipa) das empresas. A ação, executada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), reuniu cerca de 70 trabalhadores na atividade, realizada no auditório da Equatorial.

Com o tema “Paz no Trânsito Começa Por Você”, focada na campanha Maio Amarelo de 2024, a agente de trânsito da Semob Karime Rodrigues iniciou a palestra reforçando o papel de cada indivíduo no trânsito, como forma de conscientizar os participantes sobre as condutas seguras, como os condutores de veículos devem zelar pela segurança e dar preferência aos mais vulneráveis no trânsito.

Bruno Campos, técnico em segurança do trabalho, vê que a ação de educação para o trânsito agrega muito para as equipes. Segundo ele, “precisamos sempre fazer esse trabalho de conscientização, especialmente para os funcionários operacionais. Nossa frota é muito grande e o trânsito é algo vital, não há espaço para ser imprudente”.

Além de mostrar dados estatísticos e orientar sobre as boas condutas, a partir de uma dinâmica de perguntas e respostas, a agente de trânsito fez ainda uso de vídeos para causar impacto e gerar reflexões. Ela demonstrou como o comportamento muda quando estamos dirigindo, indo de uma pessoa calma e gentil, para uma pessoa irritada, ansiosa e com raiva, devido aos engarrafamentos e imprudências de outros motoristas, ciclistas e pedestres.

Vários dos participantes se identificaram com o que foi abordado no vídeo, chegando a dar as próprias impressões a respeito. Segundo Karime, é necessário que os condutores tenham inteligência emocional ao dirigir, pois tudo parte do comportamental. “No trânsito é necessário ter paciência, mas as emoções costumam aflorar, por isso é necessário ter inteligência emocional para gerir as decisões e evitar sinistros, mortes e brigas no trânsito”, ressaltou.

Ao final da palestra, os funcionários e colaboradores presentes ainda assistiram a uma peça teatral com o trio de arte-educadores da Semob, que interagiram a todo momento com os espectadores, fazendo perguntas para que o público respondesse, orientando de forma lúdica sobre infrações e contando algumas curiosidades sobre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). De forma lúdica, a peça abordou sobre um “vírus contagioso”, que fazia com que os personagens cometessem imprudências, causando transtornos no trânsito e as formas de combatê-lo, onde a principal solução é seguir, apenas, o CTB.

Texto:

Amanda Mardock