Ação em Icoaraci garante oferta de serviços para usuários do transporte público

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) participou da ação de cidadania promovida pela Agência Distrital de Icoaraci (Adic), na manhã desta sexta-feira, dia 18. A programação ocorreu na quadra do Olaria, localizada na passagem Furo do Maguari, bairro Campina.

Por meio da Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (COAU), com a parceria do Sindicato das Empresas de Transportes (Setransbel), a Semob prestou serviços de emissão de cartões de meia-passagem estudantil (1ª e 2ª vias), Sênior (1ª e 2ª vias), Especial e Credencial de vagas de estacionamento (idoso e pessoa com deficiência).

Descentralização – “Essas ações são importantes para as comunidades, pois a Semob descentraliza os serviços, propiciando aos usuários os acessos a esses serviços”, informou a coordenadora da COAU, Patrícia Ellen da Conceição.

Voltada aos moradores da comunidade da Itália, a ação Programa Promover Cidadania contou ainda com a prestação de serviços de corte de cabelo, negociação de dívidas, cadastro para tarifa social e troca de lâmpadas da Equatorial, emissão de RG pela Secretaria de Segurança Pública (Segup), informações sobre benefícios sociais pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e medição de pressão arterial.

Usuários da Semob – No horário de 9h às 13h foram feitos 49 atendimentos, na COAU Itinerante, sendo 10 de meia-passagem (1ª via), quatro pedidos do Cartão Sênior (1ª via) e três de 2ª via, um agendamento de Passe Especial, além de 26 atendimentos a estudantes com documentação incompleta de meia-passagem e cinco com documentação incompleta de cartão Sênior.

Os moradores da comunidade Itália aprovaram a iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio da Adic e, principalmente, por poderem ter acesso à emissão dos cartões Passe Fácil.

A costureira Maria Rita Ferreira achou maravilhosa a ação. “Já tem um tempo que a gente estava querendo tirar a carteirinha de meia-passagem, mas faltava oportunidade”. Ela aproveitou a ação para levar a neta Gabriela Cristina para tirar o passe fácil. “É mais economia”.

Pertinho de casa – O estudante de 19 anos, Antony Miranda também foi atendido.  “Maravilhosa essa ação.  É muito complicado o deslocamento para São Brás. Hoje consegui tirar a meia-passagem, bem pertinho de casa”, disse o estudante, considerando que, com o passe estudantil, ele já garante uma economia de 50% na passagem de ônibus.

O vigilante Paulo Afonso Silva tirou folga para aproveitar a ação de cidadania, para tirar o documento de identidade e a meia-passagem estudantil dos filhos. “Não poderia deixar passar essa oportunidade”, disse.

Economia no orçamento – A dona de casa Venina Ferreira Pereira considerou ótima a iniciativa. Ela mora perto do local da ação e aproveitou para levar os filhos Eduardo Vinicius, 8 anos, e Anna Beatriz, 10 anos. “Não teria como levar os dois até o Mercado de São Brás, pois, pagam inteira”, enfatizou a dona de casa, considerando que, com a meia-passagem dos filhos, já garante uma economia no orçamento.

O aposentado Raimundo Cordeiro, 62 anos, alegou dificuldade de locomoção para ir até São Brás e, por isso, aprovou a iniciativa.

Já a dona de casa Edelvira da Silva achou bem mais prático porque fica perto da casa dela. “Completei 60 anos em dezembro e aproveitei para tirar logo o Cartão Sênior”, disse, considerando a dificuldade de ir até o posto de São Brás.

A aposentada Maria do Socorro Barros, 63 anos, alegou falta de tempo como motivo para ainda não ter tirado o cartão. Cuida da mãe idosa e de uma irmã especial. “Vim tirar a RG e já aproveitei para tirar o Cartão do idoso”, disse.

Gratuidade – Pedro da Silva Freitas, armador, 61 anos, aproveitou para tirar o Cartão Sênior, pois vai facilitar o acesso ao transporte com a gratuidade. “Nem sempre a gente consegue usar a carteira de identidade nos ônibus, já que os troncais não têm cadeira na frente e é necessário passar na catraca”, disse o idoso.

Texto: Rosangela Gusmao

Foto: Ascom Semob