Ação integrada da Prefeitura de Belém oferta diversos serviços no Tapanã neste sábado, 27

A dona de casa Ângela dos Santos foi com a família em busca de atendimento de saúde na ação cidadã, promovida pela Prefeitura de Belém, no bairro do Tapanã, na manhã deste sábado, 27. Depois de receber a vacina contra a gripe, ela convenceu a filha Vitória a tomar a segunda dose da vacina contra Covid-19.

“Nem doeu, filha. É só uma picadinha, eu prometo”, dizia, enquanto tentava consolar a aflição da menina com um abraço. “Vim para vacinar o meu filho, que tem 4 meses. Acabou que todo mundo tomou vacina”, conta a mamãe coruja.

Serviços – Das 8h às 12h, na Escola Municipal José Alves da Cunha, no bairro da Tapanã, além da vacinação, a ação, executada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), ofertou serviços de pedidos de emissão de vários documentos, atendimentos de saúde, atividades de educação e bem-estar.

A professora de ensino infantil Karla Amaral aprovou a iniciativa. Vizinha da escola, ela acompanhou a filha Adriely Vitória para requisitar a emissão da primeira via da meia-passagem e também aproveitou para conhecer um pouco dos outros serviços ofertados. “Fui ao dentista, levei minha filha na pintura e agora viemos tirar a carteirinha. Em todos fui super bem atendida. Tem lugar pras crianças brincarem enquanto esperam. Muito bom, mesmo. E olha que de criança eu entendo”, afirmou, em meio aos risos.

O profissional autônomo Lucas Tenório também levou a família para resolver as pendências. Graças à ação social, ele pode fazer o cadastro no CadÚnico, dar entrada no pedido de emissão do RG da esposa e vacinar contra o filho mais velho contra a covid-19. “Temos três filhos. A família é grande. Facilitou muito a vida da gente reunindo tanto serviço em um lugar”, explica.

Atendimentos – Foram realizados 857 atendimentos no total, um novo recorde das ações solidárias executadas pela Semob. A ação foi realizada graças a um esforço integrado do governo municipal e contou com o apoio das secretarias municipais de Saúde (Sesma), de Economia (Secon), e a Fundação Papa João XXIII (Funpapa).

Houve também parcerias com Polícia Civil; Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster); Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setransbel), Defensoria Pública do Estado e Portal do Trabalhador.

Foram 94 atendimentos prestados aos usuários de ônibus, sendo 32 solicitações de emissão de carteira de meia-passagem (1ª e 2ª  vias), 5 cartões Sênior (1ª e 2ª vias), um agendamento Especial e uma 2ª via Especial. Ainda foram registrados 10 casos de cancelamento de biometria facial, 10 atendimentos de estudantes com problemas na documentação e 35 solicitações de informações gerais.

Foram solicitados 100 Registros Gerais (RG), emitidas 48 CTPS (Carteiras de Trabalho) Digital e prestados 40 atendimentos no CadÚnico. Foram 66 atendimentos de certidão de nascimento realizados pela Seaster, sendo que a Defensoria efetuou 32 encaminhamentos de gratuidade para a 2ª via de certidão de nascimento.

Saúde – 130 pessoas foram vacinadas na ação, destas sendo 60 aplicações da vacina contra Covid-19 e 70 da vacina contra a gripe. Foram feitas 25 testagens de pressão arterial e glicemia; 21 testes rápidos para a detecção de Covid-19, Malária e doença de Chagas; e 20 testes rápidos para a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis. Além de 150 pessoas atendidas pelas campanhas educativas da Sesma.

Ocorreram 62 orientações odontológicas, 30 cortes de cabelo e 39 crianças participaram dos jogos promovidos pela equipe de educação para o trânsito da Semob.

Texto: Leonardo Fernandes