Ação integrada da Prefeitura no Parque Verde oferece diversos serviços neste sábado, 13

A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), promove uma ação cidadã na manhã do próximo sábado, 13, na Igreja da Natividade, no bairro do Parque Verde. Das 8h às 12h, serão ofertados serviços de emissão de documentos, vacinação contra covid-19, cortes de cabelo, dentre outros.

A ação será desenvolvida com o apoio das secretarias municipais de Saúde (Sesma) e Fundação Papa João XXIII (Funpapa), da Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa) e com a parceria da Polícia Civil, Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setransbel) e da Paróquia da Natividade.

Oferta integrada de serviços

A Semob irá ofertar à população serviços de emissão da 1ª e 2ª via da meia passagem, de 1ª e 2ª vias do Cartão Sênior, da 2ª via do Cartão Especial e credencial para estacionamento.

Já a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) vai disponibilizar atendimento de teste rápido (sífilis, HIV, hepatite B e C), de vacinas contra gripe e covid-19 e de medição de glicemia e pressão alta, além de campanhas sobre prevenção de doenças e jogos educativos.

A Fundação Papa João XXIII (Funpapa) fará cadastro no CadÚnico. A Polícia Civil vai contribuir na ação com a emissão de Registro Geral (RG), a partir de 14 anos de idade. A Seaster vai atuar na emissão da certidão de nascimento.

A ação social também irá contar com atendimento oftalmológico, orientação odontológica e massoterapia. Todos os atendimentos serão feitos com distribuição de senhas e, em alguns serviços, é limitado o número de atendimentos.

Documentos necessários

Para a emissão da 1ª via da meia-passagem, o estudante tem que agendar o atendimento pelo site do Passe Fácil.

Além disso, o aluno deve apresentar original e cópia do RG. Se for criança ou adolescente e não tiver o documento de identidade, pode apresentar a certidão de nascimento, além do comprovante de residência e uma foto 3×4.

Para a 2ª via da meia-passagem, além dos documentos citados acima, é necessária uma declaração da escola na qual é matriculado, com validade de até 30 dias.

Já para a 2ª via do Passe Especial, são necessários original e cópia do RG, do comprovante de residência, Boletim de Ocorrência ou o cartão danificado e uma foto 3×4.

Para a 1ª e 2ª vias do Passe Sênior, é necessário apresentar original e cópia do RG, comprovante de residência e uma foto 3×4. Para a 2ª via é preciso acrescentar o Boletim de Ocorrência ou o cartão danificado.

Quem for buscar atendimento para a emissão de credencial de estacionamento (1ª e 2ª vias) deve apresentar original e cópia do RG ou CNH, comprovante de residência e CRLV do veículo. Para a 2ª via, acrescentar o Boletim de Ocorrência Policial ou a credencial danificada.

Certidão de nascimento

Para retirar a certidão de nascimento é preciso a declaração de nascido vivo (DNV – via amarela) ou Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), original e cópia do RG e CPF dos pais e comprovante de residência. Para a 2ª via da certidão de nascimento, será necessária a cópia da certidão original, assim como original e cópia do RG, CPF e NIS.

O atendimento para a emissão do RG é a partir de 14 anos de idade. Para tirar o documento é necessário levar original e cópia da certidão de nascimento, de casamento ou divórcio, comprovante de residência, CPF e duas fotos 3×4. Menores de 16 anos devem estar acompanhados de um dos responsáveis legais.

Texto: Leonardo Fernandes