Ação itinerante da Prefeitura de Belém realiza 132 atendimentos em Mosqueiro neste sábado,14

Os moradores de Mosqueiro chegaram bem cedo à Escola Abelardo Conduru, localizada no bairro Carananduba, neste sábado, 14, para solicitar os serviços do Passe Fácil, oferecidos de forma itinerante pela Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém  (Semob).

Durante o mês maio e até o início de junho, os moradores da ilha terão acesso a esses serviços. Na ação deste sábado, 14,  foram realizados 132 atendimentos, no horário de 9h às 15h.  Sábado passado, dia 7, a ação ocorreu na Escola Padre Eduardo, no Farol, e realizou 93 atendimentos.

Comodidade – O objetivo da Prefeitura de Belém, por meio Semob, é fazer com que esses serviços cheguem aos usuários de ônibus da ilha, com a comodidade de ter acesso aos cartões da meia-passagem,  Sênior e Especial,  além da credencial de estacionamento, bem próximo de casa.

A ação itinerante é executada pela Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (Coau), da Diretoria de Transportes da Semob, com apoio do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) e da Agência Distrital de Mosqueiro (Admos).

“O objetivo é  alcançar os usuários  dos cartões Passe Fácil e credencial de estacionamento que, por motivos diversos, como falta de tempo, distância e até mesmo problema financeiro, têm dificuldade de deslocamento aos postos de atendimento, em São Brás, para solicitar o benefício. Para nós,  atendê-los é gratificante”, explicou Patrícia Ellen da Conceição, coordenadora da Coau.

Operação Verão – “Após essas ações, que se encerrarão no dia 4 junho, na Escola Luiza de Barros, no Furo das Marinhas,  iremos retornar em julho na operação verão”, completou. A coordenadora reforça ainda que para solicitar a 1ª via da meia-passagem é necessário o agendamento  no site do Passe Fácil. Porém,  não há necessidade aos demais serviços.

Outra informação importante é que, para a emissão de 2ª via tanto da meia-passagem como do cartão Sênior e Especial, há a isenção do pagamento de taxa, por se tratar de uma ação social. Uma vantagem a mais, além da comodidade no acesso a esses serviços.

Boa iniciativa – O funcionário público Antônio Marcos Lopes  Gonçalves chegou muito cedo à escola, por volta de 5h30, para solicitar a meia-passagem  dos dois filhos, Ananda Carolina e Marcos Felipe. Foi o primeiro da fila. O servidor público lamentou o fato de ter perdido a ação,  no ano passado, por isso,  chegou cedo. “A iniciativa é boa para a comunidade.  Se não for aqui vai ser em Belém. Acessar acesses serviços perto de casa é  bem melhor”, explicou, considerando a economia que terá nas passagens de ônibus. Marcos Lopes usou a folga de sábado para aproveitar, inclusive, a tranquilidade no atendimento.

A açougueira Waldiceli do Socorro  Silva Souza considerou muito importante a ação, mas, achou que não foi amplamente divulgada. Disse que não conseguiu, em tempo hábil, a declaração da escola da filha de 8 anos, Wylla Marcelly Souza. Porém,  já vai se programar para a próxima ação, que será  levada à escola Lauro Chaves  na Baía do Sol, nonsábado,  28. “Fico feliz em saber que terei mais uma oportunidade,  justamente na escola em que a Wylla estuda”, festejou.

A açougueira, porém,  não perdeu a viagem,  pois conseguiu solicitar a meia-passagem do filho Paulo Richard Vale , 16 anos. “Como ele estuda aqui no Abelardo Conduru, consegui a  declaração com a direção da escola”, disse.

Economia – A manicure Liliane Martins Sales mora no Carananduba. Mesmo assim,  chegou à escola antes das seis horas da manhã. Ela foi solicitar a carteirinha de meia-passagem  dos filhos Victor Felipe, 8, Luan, 11. A manicure considerou a iniciativa muito importante. “Evita ir até São Brás,  fora a condução que precisamos arcar com os custos”, disse, considerando que a meia-passagem já representa uma economia de 50% nas passagens. “E no sábado,  melhor ainda”, completou.

A doméstica Josilea Monteiro Brandão aproveitou para fazer o agendamento da 1ª via do Cartão Especial, da filha Jamile. Para ela, Mosqueiro precisa de mais ações como essa. Muito boa a iniciativa”, completou.

Uma benção – Para o pensionista Dival Costa,  a ação foi bacana. “Gostei. Não tenho tempo de ir até o posto em São Brás. Essa ação foi uma benção”, disse, lembrando que, apesar de idoso, paga passagem de ônibus e o gasto é  grande porque usa muito o meio de transporte.

O pescador Oswaldo Ferreira Brito, 63, aprovou a iniciativa, e aproveitou para tirar  o Cartão. “É  perto de casa, atendimento rápido e recebe o cartão aqui em Mosqueiro”, disse. Até  então o idoso paga passagem de ônibus.  “É  o jeito.  Existe motorista que não aceita carteira de identidade”, disse.

Atendimento – Do total de 132 atendimentos,  60 estavam relacionados à meia-passagem estudantl (1ªe 2ª vias), 14 ao passe Sênior (1ªe 2ª vias), sete agendamentos da 1ª  do Especial e um pedido de segunda via do benefício. Foram 20 casos de cancelamento por biometria facial e 30 para informações gerais.

Próximas ações – No dia 28 de maio, a ação itinerante chega à Baia do Sol, na Escola Lauro Chaves. No dia 4 de junho, os serviços serão  prestados na Escola Luiza de Barros, no Furo das Marinhas. Todas as atividades ocorrem sempre das 9h às 15h. Também estão programadas ações voltadas para usuários de ônibus do distrito, durante a operação de verão, em julho.

Texto: Rosângela Gusmão

Foto: Ascom/Semob