Ação itinerante da Prefeitura de Belém realiza 153 atendimentos de emissão do Passe Fácil, neste sábado, 16

Moradores dos bairros Bengui e Mangueirão e adjacências puderam ter acesso aos serviços de emissão de cartões Passe Fácil, na manhã deste sábado, dia 16, oferecidos pela Prefeitura de Belém,  por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). A ação itinerante ocorreu na Escola Municipal Walter Leite Caminha, bairro Mangueirão, no horário de 8 às 12 horas.

A ação  itinerante foi coordenada pela Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (COAU), ligada à Diretoria de Transportes da Semob e contou com a parceria do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Belém (Setransbel).

Durante os serviços foram realizados 153 atendimentos de emissão  de cartões de meia-passagem (1ª e 2ª vias), Sênior (1ª e 2ª vias), agendamento de 1ª via e emissão de 2ª via do Especial, além de credencial de estacionamento para vaga de idoso e PCD.

Mais próximo da comunidade

“Com a prestação desses serviços nos bairros de Belém,  a Semob cumpre o seu objetivo de aproximar esses serviços das comunidades, que necessitam desse atendimento e, por qualquer razão,  como falta de tempo e questões financeiras, não conseguem se deslocar até o posto Passe Fácil, que funciona na Aldeia Cabana” , explicou Patrícia Ellen da Conceição, coordenadora da COAU.

A coordenadora destacou a vantagem dessa itinerância para a população, pois ocorre próximo da casa dos usuários de transporte coletivo por ônibus e ainda num sábado, facilitando e garantindo o acesso a esse atendimento.

Rapidez e Facilidade

Que o diga a manicure Regiane Reis. Mesmo que o sábado seja de grande movimentação no local de trabalho,  deu para dar uma escapadinha e levar o filho Brian, 12 anos,  para solicitar a meia-passagem.  “Como moro e trabalho aqui perto, deu para correr e trazer meu filho para atendimento “, observou.  “Foi rápido (o atendimento) e muito tranquilo”, disse a manicure.

A agente administrativa Hilma Souza aprovou a ação. Ela aproveitou a folga do sábado para solicitar a meia-passagem da neta Giulia Fabiane, 7 anos. “Muito boa essa iniciativa.  Deveria acontecer mais vezes”, pontuou.

Vantagens

A dona de casa Raqueline Paz ficou aliviada após o atendimento do filho Luiz Fernando, 15 anos. “Faz um tempão que estou tentando agendar atendimento para a emissão da 1ª via da meia-passagem, mas sempre dava erro no sistema. Vim aqui na escola e o atendimento foi rápido e tranquilo e melhor, perto de casa”, observou a dona de casa.

“Ações como essas são muito vantajosas para a comunidade, pois a grande maioria mora perto e estuda aqui na escola”, comentou a artesã Joélida Ferreira,  que aproveitou o sábado para solicitar a meia-passagem da filha Yasmin, 12 anos.

Direitos garantidos

O aposentado Edson Soares Silva,  tem 70 anos. Embora já possua cartão do idoso,  não sabia que poderia solicitar a credencial de estacionamento para vaga especial para idoso. “Soubemos da necessidade da credencial  porque no estacionamento do Supermercado existem placas informando que a vaga é destinada a idosos com credencial”, contou a comerciante Deuzelia Araújo. O casal chegou quase no final de atendimento. “Tivemos  um imprevisto por causa da chuva, mas chegamos a tempo”, contou. O marido aprovou a rapidez no atendimento.  “Com a credencial vou poder ficar despreocupado e estacionar nas vagas reservadas a que tenho direito “, pontuou.

Dionedson Costa descobriu o problema no olho já na fase madura. Agora, como PCD está buscando seus direitos. “Arranjei emprego para a vaga PCD e agora, vi em busca do cartão de gratuidade no ônibus”, disse.  Costa fez o agendamento para a emissão da 1ª via do cartão Especial.

“Ações como essas são muito produtivas e interessantes para boa parte da comunidade que não tem tempo durante a semana e aproveita o sábado”, disse. Ele considerou a facilidade da ação acontecer próximo de casa. “Cheguei no finalzinho, mas deu tempo. Estava no médico fazendo exame”, contou.

Atendimentos

Dos 153 atendimentos,  54 foram de emissão de meia passagem, sendo 51 para 1ª via e  três para 2ª via. Foram sete solicitações para o cartão Sênior,  dos quais, seis para 1ª via e uma 2ª via.

Foram 10 agendamenos para 1ª via do cartão Especial e dois pedidos para 2ª via. Houve quatro solicitações para a emissão de credencial de vaga para estacionamento e 40 orientações em geral. Um total de 26 alunos não  informados no sistema e com documentação incompleta, além  de 10 casos de bloqueio por biometria facial .

Texto:

Rosangela Gusmao