Ação itinerante da Semob no Ver-o-Peso integra as ações de aniversário da capital paraense

A ação Itinerante promovida pela Prefeitura de Belém, através da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), foi bem aceita pela população atendida pelos diversos serviços prestados, nesta terça-feira, 11, no Solar da Beira, no complexo do Ver-o-Peso.

A ação Semob Itinerante vai até amanhã, dia 12, data comemorativa ao aniversário de Belém. Muitas pessoas completaram o atendimento. Outras, por falta de documento, informaram que retornarão amanhã, com a documentação completa.

Descentralização dos serviços agrada população

“Muito importante porque descentraliza os serviços e o atendimento é feito com mais agilidade e sem muita fila”, afirma Paulo Sérgio de Souza Magalhães Barros  66, que foi ao Solar da Beira para tirar a credencial de vaga  de estacionamento. “Além do mais, no Ver-o-Peso é um local para onde convergem muitas pessoas, ficou mais fácil”, completou o idoso.  Amanhã, o Paulo Sérgio vai retornar com a irmã e o cunhado para que eles também tenham acesso a esse serviço.

O estudante Gustavo Filipe Pantoja, 16, há dois meses, foi assaltado e perdeu os documentos, inclusive o cartão da meia-passagem. “Eu e minha mãe reservamos o dia hoje para resolver essa questão da segunda via da documentação. Estávamos aqui no Ver-o-Peso e já íamos ao Mercado de São Brás, quando soubemos dessa ação”, contou o estudante, considerando a importância da ação. “Facilitou a vida da gente”, comentou.

Francisco de Oliveira, 66, trabalha da feira do Ver-o-Peso. Ele já estava há algum tempo com a intenção de tirar a segunda via do cartão senior, mas faltava tempo, agravado pela pandemia. Hoje ele foi se informar. “Amanhã eu voltarei para  dar entrada na segunda via do cartão”.

Ação divulgada com antecipação

Já o aposentado Cláudio José dos Prazeres, 70, conseguiu atendimento para a 2ª via do cartão Sênior. “Vi na televisão e corri para cá”, disse, informando que mora próximo da região do Ver-o-Peso.

A motorista de aplicativo Elaine Tavares foi atendida na ação para receber orientação sobre recurso de multa. “Achei muito importante essa ação”, contou e agradeceu que o atendimento foi rápido.

O marítimo Elloi Andrade também aprovou o atendimento. “Excelente e rápido”, disse, comentando que deu entrada no recurso de multa. Não estava nos planos dele fazer o serviço hoje, porém, quando viu a ação, resolveu logo ingressar no processo.

O aposentado Marco Antônio Leal, 71, foi atendido hoje, com orientação sobre descontos de multas. “Consegui abater R$ 300 do total de R$ 1.8 mil porque antecipei o pagamento”, disse. Amanhã, ele retornará ao Solar da Beira para tirar a segunda via do cartão Sênior.

Serviços Continuam nesta quarta, 12

A ação Semob Itinerante acontece até amanhã, no Solar da Beira, de 8 às 13 horas, com oferta de prestação de serviços de emissão de cartão de Meia-passagem (1ª e 2ª vias), Sênior (1ª e 2ª vias) e Especial, além da Credencial de vaga para estacionamento  pela Coordenação de Atendimento ao Usuário (COAU), recebimento de recursos de defesa de autuação/penalidade de trânsito, de indicação de real condutor, desistência de recursos e antecipação de penalidade, além de impressão de boletos de pagamentos de multa, pela Coordenadoria de Processamento de Recursos (CRPC). A Ouvidoria recebe denúncias e sugestões dos usuários do transporte público.

Para a coordenadora de Processamento de Recursos de infrações (CPRC), Isaura Pereira Campos, a Semob participando de forma itinerante se coloca à disposição do usuário no atendimento aos diversos serviços. “Através da COAU, CPRC e Ouvidoria, a Semob vai onde estiver nossa gente necessitando de nossas orientações”, afirma.

Os mesmos serviços serão disponibilizados ao públicao no IT Center, localizado na avenida Senador Lemos, no próximo sábado, dia 15, de 9 às 13 horas.

Documentos Passe Fácil – Para a emissão da 1ª via da meia-passagem, o estudante deve apresentar original e cópia do RG.  Se for criança ou adolescente, que não tiver o documento de identidade, pode apresentar a certidão de nascimento, do comprovante de residência e uma foto 3×4.

Já para a 2ª via do Passe Especial, são necessários original e cópia do RG, do comprovante de residência, Boletim de Ocorrência ou o cartão danificado e uma foto 3×4.

Para a 1ª e 2ª vias do Passe Sênior, é necessário apresentar original e cópia do RG, comprovante de residência e uma foto 3×4. Para a 2ª via também é necessário acrescentar o Boletim de Ocorrência ou o cartão danificado.

Quem for buscar atendimento para a emissão de credencial de estacionamento (1ª e 2ª vias) deve apresentar original e cópia do RG ou CNH, comprovante de residência e CRLV do veículo. Para a 2ª via, acrescentar o Boletim de Ocorrência ou a credencial danificada.

Texto: Rosângela Gusmão

Foto: Ascom Semob