Ação itinerante garante 229 atendimentos em dois dias de prestação de serviço em shopping da Sacramenta

O segundo dia de prestação de serviços da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) foi bastante movimentado, na ação itinerante realizada no shopping IT Center. Até depois do horário previsto para o encerramento, muita gente aguardava para ser atendido. O último atendimento foi realizado por volta de 14h30, tal a quantidade de pessoas que buscaram os serviços.

A ação faz parte da programação da Prefeitura de Belém alusiva à Semana Nacional de Trânsito (SNT), iniciada no dia 18 de setembro, com encerramento previsto para o dia 25.

Atendimentos – Durante dois dias, nesta quinta-feira, 22, e sexta-feira, 23, no horário de 9h às 13h, no shopping IT Center, foram realizados 229 atendimentos de emissão de cartões da meia-passagem, Sênior, Especial e credencial de vaga para estacionamento (idoso e PCD).

Os atendimentos foram organizados pela Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (Coau) de Semob, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Belém (Setransbel). Na ação, a autarquia também disponibilizou serviços de orientação sobre recursos de autuações e atendimento da Ouvidoria.

Do total de 229 atendimentos, somente nesta sexta-feira, 23, foram 139, e quinta-feira, 90. Nos dois dias, só de emissão de meia-passagem foi um total de 88 cartões de 1ª via e 15 cartões de 2ª. Foram solicitados 21 cartões Sênior de 1ª via e um de 2ª; oito agendamentos de 1ª via para a emissão do Cartão Especial e cinco emissões de 2ª via; cinco solicitações de credencial de vaga, além 45 informações prestadas. Foram feitos 34 atendimentos da Ouvidoria e sete orientações sobre notificações de infrações de trânsito.

Perto de casa – Uma das vantagens desse atendimento descentralizado, direcionado aos moradores das proximidades do shopping, é que muitas pessoas, que estavam com documentação incompleta, puderam resolver a pendência, em tempo hábil, para ser atendido. “Isso facilitou o acesso ao atendimento”, comentou a pescadora Norma Bastos, que levou o filho Richard, 15 anos, para solicitar a meia-passagem.

Orivaldo de Moraes completou 60 anos e aproveitou para solicitar o cartão do idoso, que lhe permitirá gratuidade no ônibus. O aposentado achou importante a prestação de serviço da Semob, pois permite aos moradores dos bairros próximos ter acesso aos serviços, de forma rápida e tranquila.  “E evita a ida até São Brás”, comentou.

A costureira Maria do Socorro Moraes, 61 anos, também aprovou a iniciativa. “Pude solicitar o meu cartão Sênior e, o que é melhor, perto de casa. O atendimento foi rápido”.

A estudante Maria Izabel Machado, 18 anos, foi solicitar a 1ª via da meia-passagem. Ela aprovou a iniciativa.  “É muito bom. Com a correria do dia a dia, muita gente não tem tempo de ir até São Brás.  Perto de casa, fica mais fácil “, observou a estudante.

A sorridente Bia Alessandra, 10 anos, estava sendo atendida. Ela cadastrou a biometria para a sua meia-passagem. A mãe Andreza de Jesus Mendes, dona de casa, disse que tentava tirar o documento desde quando a Bia tinha 8 anos. “Sempre aparecia um problema”, lembrou. “Agora deu tudo certo”, disse aliviada.

Texto: Rosângela Gusmão.

Foto: Ascom/Semob.