Acessibilidade no transporte público foi tema de reunião entre Semob e Defensoria Pública

• Atualizado há 10 anos ago

Sem DescriçãoSuperintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém e Defensoria Pública do Estado do Pará se reuniram nesta quarta-feira,28, para tratar da questão da acessibilidade para deficientes físicos no transporte público de Belém. O encontro foi motivado após denúncia da mãe de um garoto de quatro anos de idade, portador de paralisia cerebral, que já teve inúmeros problemas ao tentar embarcar em veículos da empresa Forte, mas a conversa acabou se ampliando para uma grande análise sobre toda a questão da acessibilidade no município de Belém.

Gilberto Barbosa, diretor geral da Semob, e Higor Tonon Mai, procurador jurídico do órgão, esclareceram à Defensoria Pública como são feitas as fiscalizações para que os ônibus urbanos não só tenham o equipamento, como para que também os coloquem em funcionamento. “Nós cobramos que motoristas e cobradores das empresas façam o curso no Sest-Senat que ensina como manusear o equipamento, e fazemos fiscalizações constantes nas garagens e nas ruas a fim de verificar se esses elevadores estão funcionando corretamente. Quando é detectado que há falha no sistema o veículo é lacrado e só pode voltar a funcionar após a solução do problema”, frisou Gilberto Barbosa.

Ele esclareceu também que ônibus como os da empresa Forte, sediados em outros municípios, são de responsabilidade compartilhada com seus municípios de origem, responsável por credenciá-los. “As empresas que são sediadas em Belém só têm autorização de inserir um veículo novo no sistema se ele estiver com o equipamento de acessibilidade. No caso de empresas de outros municípios não fazemos parte desse processo de inserção deles nas linhas urbanas de lá, e passamos a fiscalizar apenas pela nossa responsabilidade a partir do momento em que eles circulam dentro do município de Belém”, frisou.

Prestados os esclarecimentos, a Semob reiterou a certeza de que irá intensificar as fiscalizações dentro do que lhe compete como órgão gestor do sistema de transporte público do município de Belém. Ninguém da empresa citada nem da Setrans-Bel compareceram à reunião.

Texto: Esperança Bessa
Foto: Ascom Semob
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Veja também