Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Agentes da Semob recebem curso de cronotacógrafo

cf6b2d87-f023-4c57-b10d-0aad68903006Na primeira semana de junho, 97 agentes de trânsito e fiscais de transporte da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) passaram por um curso de capacitação em cronotacógrafo. O curso foi realizado no período de 3 a 7 de junho e foi dividido em duas etapas, com aulas teóricas e práticas ministradas pelos instrutores da empresa VDO, referência mundial na produção e instrução da mecânica com tacógrafos.
As aulas teóricas ocorreram na escola do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), enquanto que as aulas práticas foram ministradas no terminal de ônibus da Universidade Federal do Pará (UFPA) e na avenida Dr. Freitas.
O tacógrafo é um aparelho que indica e registra de forma instantânea e inalterável a velocidade e a distância percorrida pelo veículo em função do tempo decorrido. Desse modo, pode-se obter dados como o tempo de trabalho do motorista, de parada e o que ele permaneceu dirigindo.
“Uma das grandes valias deste curso é a capacitação dos agentes para fazer a aferição, prioritariamente, de veículos de transporte escolar e transporte de passageiros, antes mesmo do encaminhamento deles para o Detran. Além disso, foi disponibilizado um aplicativo do Inmetro para checar, instantaneamente, a validade do tacógrafo”, explicou diretor geral da SeMOB, Carlos Valente.
Uso obrigatório – O Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 105, bem como as resoluções 14/98, 87/99 e 92/99 do Conselho Nacional de Trânsito, informam quais são os veículos com uso obrigatório do tacógrafo, que são: de carga com Peso Bruto Total (PBT) superior a 4536 kg, fabricados desde 1 de janeiro de 1991; de carga com Peso Bruto Total (PBT) superior a 19 toneladas, independentemente do ano de fabricação; de transporte de escolar; de transporte de passageiros com mais de 10 lugares e de transporte de produtos perigosos.
“É um aprendizado que nos acrescenta muito. Com esse curso, temos possibilidade de realizar uma fiscalização mais ampla, como deve ser, checando aqueles veículos que tem obrigatoriedade de ter o tacógrafo e que estão com o equipamento em dia”, afirmou o agente de trânsito da SeMOB, Raimundo Santos.
Inmetro – Uma das novidades do curso foi o aplicativo desenvolvido pelo Instituto de Metrologia do Pará (Inmetro), que checa instantaneamente a validade do tacógrafo, que foi apresentado aos agentes da SeMOB como mais uma forma de auxiliar no trabalho.
“Com relação aos ônibus, a principal vantagem da capacitação é que vamos poder checar, por exemplo, a velocidade na qual os coletivos estão trafegando, tendo um maior controle das suas viagens”, destacou diretora de transportes da SeMOB, Evany Alves.
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.
Texto: João Alberto Rufino
Fotos: João Gomes/Comus

Redes Sociais