Agentes de educação participam de ação do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito

Durante o terceiro domingo de novembro, é comemorado o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005: forma de alertar, conscientizar e sensibilizar a população sobre as consequências dos sinistros de trânsito, que causam sequelas e resultam em vidas perdidas por conta de imprudência e falta de atenção.

Na manhã deste domingo, 19, a Prefeitura de Belém, por meio da equipe de educação para o trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), participou da ação organizada pela Comissão de Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA) em alusão a este movimento.

O momento de reflexão, em homenagem às vítimas de sinistros de trânsito e de solidariedade às famílias das vítimas, aconteceu no Clube de Advocacia, no bairro Tenoné. A manhã contou ainda com uma programação de oferecimento de serviços, como orientação jurídica sobre trânsito, emissão de documentos e serviços de saúde e educação.

Educação e segurança

Como forma de promover a reflexão e sensibilização das pessoas, para que tenham mais atenção, respeito e empatia, os agentes de educação para o trânsito da Semob participaram da ação com o jogão educativo, uma forma dinâmica e lúdica, para ensinar algumas regras importantes para a segurança viária para as crianças.

Durante o jogo, o jovem Jharlen Filho pode escutar e responder a perguntas sobre situações envolvendo condutas seguras no trânsito, sobre sinalização viária e sobre os espaços destinados para todos os envolvidos no trânsito, sejam pedestres, condutores ou ciclistas. O jovem veio com o pai, Jharlen Ferreira, para emitir uma documentação durante a ação.

Segundo Jharlen (pai), as memórias das vítimas de trânsito devem ser lembradas como forma de conscientizar e buscar justiça. Quanto ao jogão educativo, ele pontuou que “é importante as crianças terem esse contato. Elas vão ser os futuros condutores, precisam saber as regras e saber lidar com as situações”.

Ao longo da manhã, a equipe da Semob também distribuiu materiais educativos, contendo orientações de trânsito e entregou adesivos de adesão à campanha “No Trânsito, Escolha a Vida”.

“Buscamos tornar o trânsito mais humano e seguro para todos, por meio da educação dos condutores, ciclistas e pedestres, pois todos devem agir, sempre, com prudência, atenção e responsabilidade. A data de hoje é um momento importante para refletir sobre o comportamento de cada um no trânsito”, pontuou Tatiane Pinheiro, chefe da divisão de educação para o trânsito da Semob.

Texto:

Amanda Mardock