Agentes de trânsito ciclistas realizam operações especiais nas ciclovias de Belém

• Atualizado há 8 anos ago

CreateThumbnail (4)A Prefeitura de Belém deu início nesta quarta-feira, 19, a uma nova operação de fiscalização e orientação na rede cicloviária do município. Durante toda a manhã, agentes de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) percorreram de bicicleta a ciclovia da avenida Duque de Caxias e ciclofaixas adjacentes, como a localizada na travessa Angustura, orientando condutores, pedestres e ciclistas sobre a correta utilização do corredor ciclístico.

O carregador Carlos Augusto Moraes, de 61 anos, utiliza a Duque diariamente como rota para o trabalho e aprovou a iniciativa. “Infelizmente, a gente vê muitos casos de falta de educação no trânsito e com relação aos ciclistas não é diferente. São muitos os veículos que estacionam ou transitam na ciclofaixa, expondo o ciclista a riscos desnecessários. Por isso é muito importante que operações como a de hoje ocorram sempre”, disse.

De acordo com a agente de trânsito Silvana Sales, diferente das ciclofaixas, em que as principais irregularidades registradas são estacionamento proibido e circulação de veículos, em ciclovias como a da Duque, outras infrações são identificadas. “O que mais notamos são motoristas que, enquanto aguardam para fazer conversão e mudar de pista, deixam o veículo em cima da faixa dos ciclistas, bloqueando a circulação. Essa prática independe da conversão ser realizada em locais proibidos, o que já é considerada uma infração de trânsito, como também nos pontos destinados a essa manobra”, observou.

O trabalho dos agentes de trânsito ciclistas continua nesta quinta-feira, 20. Dessa vez, a ação ocorrerá na ciclofaixa da avenida Visconde de Souza Franco, no bairro do Reduto, no período de 8h30 às 12h. A programação continua na próxima semana, em outros pontos de Belém.

Texto: Ricardo Miranda
Foto: Oswaldo Forte
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Veja também