Agentes municipais organizam o tráfego durante cerimônia de reinauguração da ponte de Outeiro neste domingo

A Prefeitura de Belém, por meio  da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), deu apoio no fluxo do trânsito no acesso à ponte  Eneias Martins, do Outeiro, cujas obras foram entregues na manhã deste domingo, 26, pelo governo do Estado.

O acesso à ponte ficou restrito logo cedo. Agentes de trânsito se posicionaram  na rotatória da Estrada Velha do Outeiro,  orientando os condutores e direcionando o trânsito para 7ª Rua,  de Icoaraci,  no acesso à balsa  para a travessia à ilha.  Uma fila veículo logo se formou para embarcar no ferry-boat.

Orientação – Agentes de transporte se posicionaram no trevo,  na orientação  aos motoristas de ônibus.  Por volta de 8h30, a travessia de ônibus foi liberada na ponte, sendo interrompida por volta de 10 horas.

“Durante a interdição temporária, os ônibus que chegavam de São Brás  deixavam os passageiros no trevo”, pontuou o coordenador de Fiscalização e Vistoria (CFVI)  Raimundo Rodrigues Neto. Ele informou que a população, logo cedo, foi orientada a fazer a travessia pela balsa. “Reforçamos  a frota operacional de ônibus no terminal de linha localizado na 6ª Rua com a travessa do Cruzeiro para atender aos passageiros da balsa”, explicou.

Segundo o coordenador de Trânsito,  Isaías  Reis, foram destacados 12 agentes de trânsito,  quatro viaturas e três motocicletas  para atuar na rotatória em Icoaraci e no acesso à cabeceira da ponte, do lado de Outeiro,  organizando o trânsito,  em conjunto com a Guarda Municipal de Belém (GMB), garantindo o fluxo e a segurança viária dos pedestres, no momento da interdição temporária e da reabertura oficial do tráfego para veículos,  após o ato solene. O que ocorreu  por volta de 11 horas deste domingo.

Mais de um ano depois, a ponte do Outeiro  foi  liberada,  após o sinistro ocorrido,  no dia 17 de janeiro de 2022,  quando um dos pilares foi danificado após uma colisão, resultando na interdição  da estrutura para as obras. Logo após o ocorrido,  a Prefeitura de Belém tem atuado em ampla cooperação com o Governo Pará, no enfrentamento da crise social e humanitária, envolvendo todas as áreas, com destaque para o transporte público, recuperação da ponte e infraestrutura.

Serviços municipais

Para minimizar o impacto aos moradores, logo após  o sinistro, a Semob realizou a reorganização do transporte, a partir de Icoaraci para os usuários de Outeiro. Também foi feita uma reorganização interna, com o transporte circular ofertado gratuitamente. Em relação à travessia, os agentes de trânsito e de transporte organizaram e orientaram os embarques em Outeiro, nos ferry-boats, nos  catamarãs e navios.

Com as sucessivas liberações parciais,  a Semob foi ajustando o serviço de transporte coletivo  para melhor atender a população. No momento da inauguração, o governador Helder Barbalho agradeceu a parceria da Prefeitura e ao trabalho desenvolvido,  ao longo  de pouco mais de 13 meses.

Alívio – Moradora de Outeiro, a dona de casa Marta Vieira  comemorou. “Acabou o sufoco. A partir de agora, vai facilitar a vida da gente”, disse.

A aposentada Marlene Nascimento não  mora em Outeiro,  mas aproveitou que a ponte estava sendo entregue oficialmente, nesta manhã, para comemorar o aniversário da filha  na praia.  “A gente ia para Cotijuba, mas, quando soube da inauguração da ponte,  decidimos vir pra cá “, contou. “Tudo vai melhorar agora “, completou.

Texto:

Rosangela Gusmao