Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Almirante Barroso tem trecho das canaletas interditado para receber nova passarela

61373_181490Para dar mais segurança aos pedestres que trafegam em Belém, uma nova passarela começa a ser construída na avenida Almirante Barroso entre as avenidas Tavares Bastos e Júlio César, em frente a antiga Escola de Governo. Para dar início às obras a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, Semob, interditou, na manhã desta segunda-feira, 16, as canaletas do BRT, atualmente usadas pelos ônibus expressos. A interdição deve durar pelo menos quinze dias.

Os ônibus que trafegam no sentido Entroncamento – São Brás serão retirados da canaleta desde seu início, no túnel do Entroncamento, voltando a acessar a via na avenida Júlio César. Já os ônibus que trafegam no sentido São Brás – Entroncamento sairão da canaleta na Dr. Freitas retornando na Tavares Bastos.

“Este é um trecho longo que contava com passarelas mas ainda muito espaçadas entre si, o que não facilitava a vida do pedestre. Como estamos realizando um  conjunto de medidas de segurança para evitar acidentes nesta via, tomamos mais essa atitude. A partir de hoje, os ônibus expressos, que trafegam nos dois sentidos da canaleta, irão usar a via convencional saindo e retornando da via de forma segura. Neste trecho que vai do Entroncamento para Sâo Brás já passavam poucos veículos por conta da interdição na Augusto Montenegro então, só passavam por aqui os que vinham da BR 316”, explicou a titular da SeMOB, Maisa Tobias.  

A operação foi montada para tentar reduzir ao máximos os impactos no trânsito para quem trafega no local, sem alterar o fluxo para os motoristas e para os pedestres.

“Para mim  é um esforço necessário já que neste trecho há muitas escolas e as passarelas ou travessias são distantes umas das outras. Ando de ônibus mas também atravesso por aqui e sei que vai ser melhor com a passarela pronta”, disse Victor Paes, estudante.

“Muda apenas para os coletivos expressos que trafegam na canaleta que terão que fazer esse desvio pela via convencional mas contarão com apoio dos nossos agentes, além de nossa equipe de educação que está no local orientando os pedestres para redobrarem a atenção nestes trechos. Claro que o motorista que puder optar por entrar e sair do centro da cidade por outras vias, deve fazê-lo durante este período para melhor fluidez”, completa Maisa.

Texto: Nathalia Petta
Foto: João Gomes – NID Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Redes Sociais