Alunos de escola municipal na Sacramenta aprendem sobre comportamentos seguros no trânsito

A nova sinalização da avenida Senador Lemos, o uso dos equipamentos de segurança ao dirigir e o respeito às leis de trânsito foram alguns dos temas abordados na ação de educação para o trânsito realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), para os alunos da Escola Municipal Inês de Mendonça Maroja, no bairro da Sacramenta.

A palestra com orientações sobre comportamentos seguros no trânsito foi realizada com cerca de 60 crianças do ensino fundamental, com 7 e 8 anos de idade, e contou com uma dinâmica lúdico-pedagógica, por meio do uso da fantoche Lilica que interagia com a agente de trânsito Karime Rodrigues, responsável por transmitir as orientações.

Trânsito e segurança

“Quem aqui sabe o que é o trânsito?”, foi com essa pergunta que a agente Karime iniciou a palestra e as crianças não perderam tempo em responder. Cada uma comentou o que achava importante de compor o trânsito, como respeitar os outros, atravessar no lugar certo e andar pela calçada. Após escutar as respostas, a agente ainda perguntou se os alunos sabiam qual é o órgão que gerencia o trânsito dentro de Belém e explicou qual é o papel da Semob.

Ao longo da conversa com os estudantes, Karime ia explicando sobre o significado das cores do semáforo e a importância de usar os equipamentos de segurança ao andar de bicicleta, moto ou carro, mostrou ainda o jeito correto de atravessar na faixa de pedestre, orientou que ao andar de ônibus não se deve colocar a cabeça para fora do veículo e ressaltou que, para ser transportada em motocicleta, a criança deve ter no mínimo 10 anos.

Karime gostou da participação da criançada, que já tinham uma noção básica sobre o trânsito, como por exemplo: o que cada cor do semáforo significa. “Eles puderam aprender mais coisas, como a idade permitida pra andar na moto e no banco da frente do carro. E agora sabem que é proibido andar de moto transportando mais de duas pessoas”, comentou a agente educativa de trânsito.

Nova Senador Lemos

Durante a palestra, a agente de trânsito ainda explicou um pouco sobre a nova sinalização viária que foi inaugurada da avenida Senador Lemos. Foi perguntado aos alunos o que eles viram de novidade, ao que muitos citaram a ciclofaixa e as faixas de pedestres. Alguns ainda disseram que viram os totens da faixa de pedestre iluminada, uma novidade inaugurada pela Prefeitura de Belém na terça-feira, 14, junto com as demais obras realizadas da avenida. A agente aproveitou para explicar como o dispositivo novo funciona e como contribui para a segurança dos pedestres.

Lilian Barroso, coordenadora do ensino fundamental da escola, ficou feliz em receber a equipe de educação para o trânsito da Semob. Para ela, a ação foi essencial, justamente por lidar com temas que fazem parte do dia a dia. “A vivência delas é muito da infração de trânsito, como andar sem capacete na moto ou em cima do tanque. Hoje elas aprenderam bastante, principalmente que o órgão de trânsito é para educar, não apenas punir”, comentou Lilian.

Aprender brincando

Ao longo da palestra, Karime interagia com a fantoche Lilica – manuseada pelas arte-educadoras da Semob -, que participou da dinâmica respondendo as perguntas da agente de trânsito, contando que era expert em trânsito e narrando que saia correndo no meio dos carros para atravessar a rua, que andava de bicicleta fazendo acrobacias e sem usar os equipamentos de segurança.

A bonequinha disse ainda que, mesmo estando abaixo da idade mínima para ser transportada em motocicleta, andava no tanque do veículo e que ficava curiosa quando via as motos com as placas cobertas por máscaras. Todos os comentários eram de condutas equivocadas às perguntas que a agente de educação fazia e, com a ajuda das crianças, Lilica foi corrigida várias vezes. Muitas das crianças logo disseram que iam ensinar o certo aos pais.

A pequena Sofia, de 8 anos, assistiu toda a abordagem da equipe de educação para o trânsito da Semob e disse que gostou bastante da dinâmica. A estudante disse que a fantoche Lilica conhece um pouquinho sobre trânsito, mas que ainda precisa aprender muito para orientar de forma correta.

“Eu vou aprender bem tudo isso e vou explicar pro meu pai, pra mamãe, pra minha vó e pro meu tio, para eles ficarem seguros e saberem como andar nas ruas”, disse Sofia, ao fim da dinâmica de educação para o trânsito.

Texto:

Amanda Mardock