A placa avisa: altura máxima permitida de 3 metros. Um pórtico reforça a informação para motoristas de caminhões e ônibus sobre a última saída obrigatória para não passar por baixo da obra de edificação do elevado da avenida Augusto Montenegro, na confluência com as avenidas Centenário e Independência. Mas a imprudência de muitos condutores de ônibus e caminhões que insistem em desrespeitar a determinação já ocasionou oito acidentes na área em menos de 20 dias, o último na tarde desta terça-feira, 23, o que levou a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém a uma atitude extrema: proibir totalmente a circulação de caminhões e ônibus por baixo da obra do elevado, independente da altura do veículo. Bloqueios em concreto para restringir a circulação ainda estão sendo colocados, mas a proibição já está em vigor.
“Pelo cálculo da Semob e dos engenheiros do Consórcio BRT e da Seurb não era necessário fazer a restrição total, visto que caminhões de pequeno porte têm altura compatível para passar debaixo da obra com segurança, mas diante do festival de imprudências que vimos, com caminhões maiores e ônibus fretados derrubando as placas e o pórtico algumas vezes, desrespeitando a autoridade dos agentes de trânsito no local, colocando a obra em risco e a si próprios também fomos levados a tomar essa medida extrema”, explica Marcos Chagas, diretor de Trânsito da Semob. “Agora todos os caminhões e ônibus, independente do tamanho, estão proibidos de passar debaixo da obra, e terão que fazer um desvio maior. No local haverá uma canalização para só passar um veículo de passeio por vez”, avisa.
Desde o começo do mês, quando foi necessário bloquear a circulação de motoristas na interseção da Augusto Montenegro com as avenidas Centenário e Independência, foram registradas pelo Consórcio BRT, responsável pela obra, cerca de oito ocorrências. Em três delas, o consórcio precisou retirar os pórticos para conserto e posterior recolocação, gerando ainda mais trabalho e, consequentemente, custos. Sem contar no risco de atraso: a obra de edificação do elevado da avenida Augusto Montenegro está em fase final, com a previsão de liberação no mês de março, prazo esse que vem sendo ameaçado pelo constante desrespeito dos motoristas imprudentes.
“A circulação no cruzamento está liberada apenas para veículos pequenos, pois, em virtude da colocação das vigas de sustentação do elevado, a altura máxima permitida debaixo do viaduto está em 3 metros, a princípio, e por isso direcionamos o fluxo de veículos de grande porte para as áreas regulamentadas de retorno, que ficam localizadas na altura do Ginásio do Magueirinho e às proximidades do Parque Shopping”, explica o diretor de trânsito da Semob.
Na última segunda-feira, um novo episódio de desrespeito e imprudência foi registrado no canteiro em obras: a carreta de uma transportadora furou o bloqueio de trânsito e passou com bastante dificuldade, rente ao elevado, por muito pouco não ficando presa sob as vigas. Muitos operários que estavam trabalhando no momento se assustaram diante do risco de o veículo colidir com a estrutura. Nesta terça quem tentou passar e ficou com as rodas presas nas barreiras de concreto, a poucos metros do elevado, foi um caminhão que transporta cimento.
De acordo com Reinaldo Leite, diretor de obras civis da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), a altura atual do elevado atende medidas de segurança, já que acima do cruzamento passam linhas de alta tensão. “A altura atual por baixo do elevado é temporária e nem a interdição será permanente. Posteriormente, o piso abaixo do elevado será rebaixado para que a altura final da construção seja de 5,50 metros, ou seja, altura adequada para que a circulação de veículos seja normalizada”, diz.
Por Esperança Bessa
Fotos: Alessandra Serrão
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