Quem trafega pela área do viaduto Engenheiro José Augusto Affonso, localizado na avenida Augusto Montenegro, nos cruzamentos das avenidas Centenário e Laércio Barbalho, deve ficar atento que a partir desta segunda-feira, 2, a circulação no local sofrerá alterações. Toda pista que passa embaixo do elevado no sentido Belém-Ananindeua será fechado à circulação de veículos, assim como as duas pistas da Augusto Montenegro paralelas ao viaduto, do cruzamento que será fechado até a rampa que dá acesso ao elevado próximo ao Mangueirão.
Para garantir a interdição com segurança aos veículos e pedestres que circulam pela área, serão colocados blocos de concreto para delimitar os desvios. Este trabalho de posicionamento dos blocos e sinalização terá início às 8h desta segunda-feira, quando agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém estarão no local para orientações. A interdição só será efetivada quando toda a área estiver delimitada, o que pode levar até três dias.
“Vamos esperar acabar o horário de pico da manhã para começar a fazer o trabalho de delimitação dos desvios, e tão logo eles estejam prontos fecharemos a interdição e iniciaremos as mudanças no trânsito. Por isso os condutores que trafegarem pela área devem estar atentos à sinalização e à orientação dos agentes de trânsito e apoiadores de trânsito, que dão suporte nessa fase de informação”, detalha o diretor de Trânsito da SeMOB, Marcos Chagas.
A orientação da SeMOB é que quem esteja em Belém e precise se deslocar ao município de Ananindeua vá, preferencialmente, pela BR-316, para evitar a área do fechamento. Isso vale em especial para veículos pesados, como caminhões, que serão proibidos de trafegar pelo entorno da interdição. Quem precisar trafegar pela área interditada deverá ficar atento aos desvios, em especial ao fato de que a pista sentido Laércio Barbalho – Centenário se tornará de mão dupla, da Rua Major Miguel, que cruza com a Centenário, até a Delegacia da Cabanagem, já na Laércio Barbalho.
Então quem trafegar na av. Centenário sentido Ananindeua obrigatoriamente acessará a Rua Major Miguel. Lá será possível retornar na av. Centenário sentido Júlio César, acessar a mão dupla para seguir até Ananindeua ou se manter na própria Major Miguel para acessar a Augusto Montenegro em um ponto mais adiante, no sentido Icoaraci. Se a intenção for se deslocar ao trecho da Augusto Montenegro já concluído, sentido Entroncamento, o desvio será pela Transmangueirão. Na Augusto Montenegro o trânsito estará liberado por cima do elevado, para veículos com até 5,5m de altura.
“O tráfego na área já estará intenso e não será permitido que veículos pesados acessem o desvio que terá fluxo e contrafluxo. Então todo veículo pesado que vier sentido Belém-Ananindeua pela Centenário terá que entrar obrigatoriamente na Transmangueirão para seguir a Ananindeua pela BR-316”, avisa Marcos Chagas. “Alertamos que só passe na área interditada quem precisa circular por ali, porque haverá desvios e um estreitamento para o fluxo e contrafluxo, o que naturalmente deixará o trânsito mais lento. Quem vier do centro de Belém sentido Icoaraci, o ideal também é vir pelo Entroncamento e subir no viaduto, que está todo sinalizado e com a fluidez do trânsito preservada”, completa.
Ônibus – Todas as linhas de ônibus que trafegam pela avenida Augusto Montenegro, seja sentido Icoaraci ou Entroncamento, passarão por cima do viaduto. Isso vale inclusive para as linhas que trafegam pela av. Centenário para acessar a Augusto Montenegro e seguir rumo a Icoaraci, e que passarão a fazer o trajeto Centenário, desvio na Transmangueirão, Augusto Montenegro, desvio em frente ao Ginásio Guilherme Paraense (Mangueirinho), sobe o viaduto e segue a destino.
A linha com maior desvio será a Guajará – Ver o Peso que vem pela av. Centenário sentido Conjunto Catalina/Cabanagem, e fará o trajeto av. Centenário, av. Transmangueirão, av. Augusto Montenegro, retorno em frente ao Ginásio Guilherme Paraense (Mangueirinho), av. Augusto Montenegro, rua principal do Conj. Panorama XXI, rua Val-de-Cães, rua Benjamin, av. Independência, a destino. No sentido contrário, de entrada em Belém, fará av. Independência, av. Laércio Barbalho, av. Augusto Montenegro, retorno em frente ao Colégio Paulista, av. Augusto Montenegro, av. Centenário, a destino.
Obra – A interdição é necessária para o início das obras de rebaixamento das vias que passam sob o elevado, para permitir a trafegabilidade de veículos com até 5,5 metros de altura. De acordo com o diretor de obras civis da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Reinaldo Leite, os serviços a serem executados são: escavação, drenagem, terraplenagem e pavimentação das vias.
“Abaixo do viaduto será feita escavação para o rebaixamento das vias transversais a fim de atingir a altura máxima de 5,5 metros, exigida pelo DNIT. Além disso, será construído todo o sistema viário, como novas pistas, retornos, área de estacionamento e urbanização do entorno do viaduto, com construção de ciclovia e calçadas”, explica o engenheiro.
Por Esperança Bessa
Fotos: Alessandra Serrão
Arte: Ademilton Jr.
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