Três dias antes do previsto pelo cronograma oficial de obras, as equipes de trabalho concluíram o serviço de asfaltamento do trecho da avenida Bernardo Sayão entre travessa Padre Eutíquio e avenida José Bonifácio e a via está liberada para a passagem de veículos, desde o final da manhã desta sexta-feira, 25.
De acordo com os engenheiros da obra, todos os esforços foram adotados para agilizar o trabalho de pavimentação, para minimizar os transtornos para quem precisa transitar pela área. O tempo sem chuva também contribuiu para facilitar o andamento da obra.
O próximo passo será a sinalização da via, para aumentar a segurança dos usuários do trânsito no perímetro. O serviço será realizado de acordo com projeto técnico desenvolvido pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), embasado no projeto de engenharia da obra e nas necessidades de trânsito identificadas no local.
Para iniciar a sinalização da via, é necessário aguardar o chamado tempo de cura do asfalto, para assegurar a fixação adequada da tinta usada para pintar as pistas. O prazo recomendado é de aproximadamente 15 dias. Enquanto isso, a orientação da SeMOB é que os condutores de veículos sejam prudentes.
O diretor de trânsito da SeMOB alerta que o cuidado ao volante deverá ser redobrado. “A pista asfaltada não deve ser sinônimo de velocidade e imprudência. Iremos liberá-la antes da sinalização ser finalizada por um acordo com os proprietários de portos, que estão sendo parceiros desde o início do trabalho na área e não podem ser penalizados com a demora na abertura da via, mas é importante ressaltar que, sem sinalização, o cuidado deve ser redobrado, seguindo à risca as orientações do Código de Trânsito Brasileiro, e todo condutor sabe de sua responsabilidade ao volante”, orienta Marcos Chagas.
Por Tania Menezes
Fotos: João Gomes
Avanços na mobilidade urbana, ações educativas e atendimentos descentralizados marcam a gestão municipal
Em quatro anos de gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), deu