Com o objetivo de esclarecer a população sobre o Sistema Integrado de Transporte Público com tecnologia BRT (Bus Rapid Transit), a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), realizou uma audiência pública, na noite desta quinta-feira, 14, no auditório da Mônaco Motocenter, na rodovia Augusto Montenegro. O evento contou com a participação de centenas de moradores das redondezas.
Durante a audiência, a titular da Semob, Maísa Tobias, apresentou o projeto de configuração espacial para o sistema, o plano operacional, o modelo de gestão tarifária e a tecnologia para controle da operação do transporte e do sistema.
Morador do Parque Guajará, Paulo Afonso aproveitou o momento para tirar dúvidas sobre o novo sistema. “Agradeço à prefeitura, pela oportunidade de nos ouvir e fazer com que a comunidade possa participar de um evento que vai mudar o futuro da nossa cidade”, pontuou.
O projeto de Sistema Integrado de Transporte Público com Tecnologia BRT vai beneficiar a população em diversos aspectos como, por exemplo, economia de tempo e combustível, minimização de impacto ambiental, geração de emprego, desenvolvimento urbano, além de contribuir para o turismo da cidade, com mais seguraça, já que o sistema vai ser monitorado com câmeras e GPS.
A previsão é de que até o início de 2016 o trecho do Mangueirão até São Brás já esteja funcionando. Paralelamente, as obras continuarão avançando até Icoaraci.
Nos corredores, os usuários vão poder trocar de linha sem pagar uma nova passagem e, se forem trocar por uma linha convencional, terão desconto de 50% na segunda viagem. O BRT Belém beneficiará aproximadamente 800 mil pessoas, que vão ter o tempo de viagem reduzido em 60%.
“Gostei da explicação do projeto. Hoje em dia, levo quase três horas para chegar à faculdade, tenho esperança que isso melhore com o BRT”, explicou a estudante Maria José.
Quando pronto, o corredor de BRT vai receber dois tipos de serviço, o troncal principal, aquele que só circula pela caneleta, e o secundário, que, além de passar pela canaleta, circula fora do BRT também. “Estamos avançando, esse é um momento histórico. Procuramos desenvolver um sistema mais amplo do BRT, fizemos muito e vamos fazer mais. Estamos aqui por causa dos usuários, pois, sem eles, o sistema não existiria. O transporte público é um problema na nossa cidade e queremos mudar isso”, declarou Maísa Tobias.
Além da apresentação do projeto, o objetivo da audiência era ter a participação da comunidade para subsidiar o edital de licitação das empresas que vão operacionalizar o sistema, garantindo um transporte de qualidade, com conforto, higiene e segurança para a população. O edital deve ser lançado até a primeira quinzena de junho.
“Acreditamos que ouvindo a comunidade podemos atender melhor as necessidades. Não dá mais para ficar com sistema de transporte que nós temos, precisamos avançar e precisamos do apoio e da paciência de toda a população”, completou a titular da Semob.
A vice-prefeita Karla Martins participou do evento e comemorou a interação entre a gestão municipal e a comunidade. “Agradeço a presença de todos nesse momento tão importante onde podemos ter um contato mais direto. Essa gestão inovou muito com a equipe de mobilidade urbana, conseguimos renovar e estamos todos muito satisfeitos com isso”, ressaltou.
Texto: Priscylla Gester
Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)