Audiência Pública na Câmara dos Vereadores esclarece sobre BRT Belém

SESSÃO ESPECIAL BRTVisando levar à população mais informações sobre o projeto BRT Belém, além de coletar mais contribuições da sociedade para o projeto, principalmente dos usuários do sistema de transporte público na capital, a Prefeitura de Belém, através da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), participou de uma audiência pública promovida pela Câmara dos Vereadores na manhã desta quarta-feira (27).

A titular da Semob, Maisa Tobias, expôs detalhadamente o projeto que foi totalmente reformulado pela gestão do prefeito Zenaldo Coutinho, adequando o sistema aos padrões internacionais de mobilidade e ampliando sua capacidade de atendimento.

“Nós saímos de um projeto da gestão anterior que tinha apenas 13km de tecnologia, para um projeto com 55km, já com integração de modais, reforma e construção de dez portos, com recurso aprovado. Agora estamos debruçados para além das obras físicas, que já iniciaram na Augusto Montenegro, e partindo para a licitação dos sistema de transporte mas, para isso, estamos dependendo que esta câmara aprove os ajustes na Lei Orgânica do município”, disse Maisa Tobias, cobrando apoio dos vereadores para que o projeto evolua.

O secretário de urbanismo, Adinaldo Sousa, apresentou detalhes técnicos da obra física que está em andamento no trecho que vai desde o complexo viário do Entroncamento até o Mangueirão e explicou que o projeto técnico, executivo e a licitação tiveram total apoio e transparência dos órgãos fiscalizadores e das comunidades.

“Não estamos fazendo apenas uma obra para o sistema de transporte coletivo, mas mudando uma realidade da população da região da avenida Augusto Montengro. A obra prevê pavimentação, sistema de drenagem, nova iluminação, criação de calçadas, e a partir do dia 8 de junho trabalharemos de forma mais intensa já no terminal do Mangueirão”, explicou o secretário.

Para o professor da Universidade Federal, Flávio Nassar, que fez parte da mesa durante a sessão especial, o projeto apresentado é muito coerente e necessário para o avanço da cidade. “O projeto é de grande coerência e competência técnica, e Belém precisa viver essa transformação que o projeto propõe”, disse o professor.

O vereador Mauro Freitas aprovou o projeto e diz reconhecer na gestão atual o empenho em fazer com que o BRT aconteça e beneficie a população. “Belém precisa mesmo dessa obra para melhorar a vida da população. Estamos falando de uma obra que não é simples e que depende de recursos federais para continuar avançando”, pontuou.

Sobre a retiradas das árvores no canteiro central da Augusto Montenegro, questionamento feito por alguns vereadores, o titular da Semma, Derick Martins, reforçou o empenho da gestão municipal em sempre realizar suas ações com transparência e conforme determina a legislação.

“A supressão vegetal em área pública é justificada quando há um interesse social e está mais que explícito que a implantação de um sistema de mobilidade urbana é essencial para Belém”, disse o secretário, reafirmando o compromisso do prefeito Zenaldo Coutinho em realizar o plantio de três novas árvores, para cada árvore suprimida.

O líder comunitário Dimas Nascimento, que mora no trecho da Augusto Montenegro onde as obras do BRT estão acontecendo, garante que a obra trará melhorias e oportunidades para sua família e comunidade.

“Uma árvore pode ser replantada, mas uma vida não. Essa obra trará iluminação, calçadas, vias novas para a comunidade, e, além de nos ajudar na locomoção, vai ajudar a diminuir a criminalidade”, afirmou durante a audiência.

Texto: Nathalia Petta
Foto: Oswaldo Forte
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)