Desde 2013 a Prefeitura de Belém vem trabalhando para regularizar o serviço de mototáxi na cidade. Atualmente, existem 1.649 mototaxistas regularizados, após dois certames. Agora, durante o terceiro, foram ofertadas mais 1.050 vagas, porém apenas 513 interessados compareceram. Desse total, 491 mototaxistas estavam aptos na primeira fase de documentação, mas o número caiu para 474 durante a segunda fase de vistoria.
Os novos habilitados devem comparecer ao auditório da Semob, localizado na Av. Júlio César, 1026-A, bairro de Val-de-Cans, das 8h às 15h, munidos de documentos e seguindo o cronograma de relação final publicada no Diário Oficial do Município: Dia 14 (segunda-feira), os relacionados de 001 a 261; dia 15 (terça-feira), do número 262 ao 513. “Se, por acaso, o nome de um candidato estiver na relação, mas este tenha sido desclassificado durante o processo, o candidato subsequente será chamado no lugar”, explica o coordenador de transportes especiais da Semob, Carlos Alberto Araújo.
No momento da assinatura do contrato e cadastramento, os mototaxistas devem apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria A; comprovante de residência; cópia de apólice de seguro ou o contrato do mesmo com o boleto pago. Após todo esse processo, os novos mototaxistas permissionários serão encaminhados ao posto de atendimento da Semob, que funciona no prédio do Detran-PA (Avenida Augusto Montenegro), para realização de vistoria e posterior mudança da placa da moto de particular para de aluguel, juntamente com a colocação da plotagem MT (número de identificação individual de cada mototáxi do sistema) na moto e no capacete.
Ao usuário que for utilizar do serviço de mototáxi legalizado, fica o alerta que tanto o uniforme quanto a moto e o capacete devem estar sinalizados e padronizados para identificação de quem é legalizado.
Texto: Paulo Hélio Souza
Foto: Arquivo – Oswaldo Forte
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)