Avenida de Belém recebe o projeto "Rua de Todos" neste domingo

2018.08.14 - PA - Belém - Brasil: Projeto Rua de Todos - Avenida Visconde de Souza Franco.
O habitual vai e vem de veículos e pedestres na avenida Visconde de Souza Franco, entre a avenida Marechal Hermes e rua Manoel Barata, dará lugar a um novo espaço de diversão à população Belém. Trata-se do projeto “Rua de Todos”, que a partir do próximo domingo, 19, oferece uma vasta programação de lazer aos moradores da capital, no horário de 7h às 19h, tendo continuidade em todos os domingos. A ação é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Esporte Juventude e Lazer (Sejel), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB), Guarda Municipal de Belém (GMB) e demais secretarias municipais.
O projeto foi planejado durante o ano passado entre a Prefeitura de Belém e as secretarias competentes, tendo como exemplo outros projetos já realizados na avenida Paulista, em São Paulo, e na orla do Rio de Janeiro. Em Belém, após uma avaliação, o local escolhido para a ação foi a Doca de Souza Franco, por conta da demanda de pessoas que utilizam o local como ponto de lazer e da localização de fácil acesso à população.
“Após uma reunião, achamos necessário resgatar alguns locais públicos. Queremos que a população volte a utilizar a rua como espaço de lazer, onde possam ocupar de forma ordena as ruas, com total segurança e sinalização. A ideia é promover um novo espaço onde os moradores vão poder utilizar a área para atividades de lazer”, destaca o secretário da Sejel, Wilson Neto. Ainda segundo ele, a ação pretende abranger todo tipo de público. “Vamos poder atender todos que têm o interesse de conhecer o projeto. De manhã será voltado mais para a prática esportiva, durante a tarde e início da noite o espaço terá mais opções de lazer”, explica.
A ideia do projeto é, ainda, o de desafogar outros pontos de Belém que são usados para o lazer, como a Praça da Republica e o Portal da Amazônia. Na Doca, as pessoas vão poder usufruir de serviços de aluguel de bicicletas e patins, espaço para crianças, locais para a prática esportiva, venda de alimentos, além de exposição de carros antigos.
A iniciativa vai contar com os serviços das secretarias de Saneamento (Sesan), Meio Ambiente (Semma) e Sejel, cada uma dentro de sua competência. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) realizará o ordenamento do trânsito. A Guarda Municipal estará com equipes no local dando apoio a segurança. As atrações artísticas ficarão a cargo da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).
PERMISSIONÁRIOS – A Secretaria Municipal de Economia (Secon) inicia nesta terça-feira, 14, as inscrições dos permissionários que desejam trabalhar no evento “Rua de todos”. As inscrições estão abertas para venda de água de côco, espaços para brinquedos como “pula pula”, piscina de bolinhas e outros que não necessitem de energia elétrica, aluguel de equipamentos para prática esportiva como bicicletas, patins e outros, além de food trucks. As inscrições poderão ser feitas na sede da Secon, localizada na travessa Piedade, entre a avenida Governador José Malcher e rua General Henrique Gurjão, das 8h às 14h.
No ato do pedido, será entregue uma ficha cadastral, onde os interessados terão que preencher com seus dados (RG,CPF,comprovante de residência), em caso de pessoa jurídica, deverá ser preenchido com os dados da empresa. No caso dos Food Trucks, é exigida a carteira de manipulador de alimentos. A Secon esclarece que só serão cadastrados, os permissionários que não estão alocados em outros espaços.
Por Luiz Antonio Pinto