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Avenida Pedro Álvares Cabral terá novo acesso à Almirante Wandenkolk

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Dentro dos próximos dias, mais uma obra de adequação de trânsito será realizada pela Prefeitura de Belém para garantir a melhoria do tráfego de veículos e a diminuição dos congestionamentos. Dessa vez, a via beneficiada será a avenida Pedro Álvares Cabral, cuja pista que vai no sentido Doca de Souza Franco ganhará um acesso de conversão à esquerda na confluência com a avenida Almirante Wandenkolk. Essa medida tecnicamente simples irá desafogar o trânsito na esquina da Pedro Álvares Cabral com a Doca e evitar manobras irregulares na área.

“Hoje, quem trafega na Pedro Álvares Cabral sentido Doca e quer voltar no sentido oposto tem que, obrigatoriamente, entrar na Doca e fazer um retorno longo para acessar a outra pista. Acaba que muita gente quer ganhar tempo e, quando chega na esquina da Doca, faz uma conversão à esquerda para a outra pista da Pedro Álvares Cabral, o que é irregular, pode gerar multa e o principal: coloca a vida da própria pessoa e a vida de terceiros em risco”, alerta o coordenador de projetos e programas de educação no trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, Luis Saboia.

Para permitir a conversão à esquerda será necessária a retirada de parte do canteiro central no trecho. No local a Secretaria Municipal de Meio Ambiente irá fazer a retirada de quatro oitizeiros e, como medida mitigadora, irá plantar cinco outras mudas, todas de 1,80m da mesma espécie, em outro trecho do mesmo canteiro, seguindo o que rege o Manual de Orientação Técnica da Arborização Urbana de Belém. As obras físicas no local iniciarão tão logo as espécies sejam retiradas pela Semma.

Conjunto de obras

Esta obra na Pedro Álvares Cabral é a última de uma série de intervenções em vias de trânsito realizadas pela Prefeitura de Belém desde maio do ano passado, em um trabalho conjunto entre Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), secretarias municipais de Urbanismo (Seurb), de Saneamento (Sesan) e de Meio Ambiente (Semma) a partir de um projeto desenvolvido pelo então diretor de trânsito da Semob, Thalles Belo. Entre as intervenções houve a ampliação do tráfego da Travessa 14 de Março, de três para quatro faixas de rolamento, aumentando a fluidez entre a João Balbi até a Bernal do Couto, e a retirada de parte da Praça Eneida de Moraes, o que permitiu a ampliação também para quatro faixas do início da avenida Pedro Miranda a partir da esquina da Alcindo Cacela.

“São pequenas mudanças estruturais que trazem um grande impacto para o trânsito e melhoram a capacidade de escoamento das vias”, justificou Thalles Belo, à época do início das obras.

Texto: Esperança Bessa
Foto: João Gomes – NID Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

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