Avenida Senador Lemos recebe ação educativa da prefeitura no terceiro dia da Semana Nacional de Trânsito

Dando continuidade à programação da Semana Nacional de Trânsito da Prefeitura de Belém, na manhã desta quarta-feira, 20, o cruzamento da avenida Senador Lemos com a travessa Dom Pedro I recebeu nova ação educativa. Todos os envolvidos no trânsito foram orientados sobre a nova sinalização da via e segurança viária, além de serem alertados sobre fazer a escolha certa para evitar sinistros.

Ao longo da manhã, os agentes de educação para o trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) distribuíram material informativo e adesivos de adesão à campanha de trânsito, “No trânsito, escolha a vida”. Aproximadamente 680 abordagens foram realizadas com condutores de carro e moto, ciclistas e pedestres.

Durante a ação, a equipe de educação teve apoio dos agentes de trânsito, que orientaram os condutores para garantir a fluidez e a organização na avenida.

Nova dinâmica

“A ação ser realizada nesse cruzamento é importante, porque os cidadãos ainda não conseguem entender a nova dinâmica da mudança de sinalização. Além disso estamos aqui para mostrar que se todos fizerem as escolhas certas no trânsito, como respeitar a sinalização, ele será mais seguro para todos”, explicou Manoel Pinheiro, coordenador de projetos e educação para o trânsito da Semob.

O chapista Tiago dos Santos é costumado a ir de bicicleta para o trabalho e foi orientado pela equipe de educação sobre a nova sinalização e sobre os equipamentos de segurança para ciclistas. “Essa sinalização é bem legal, justamente porque dá uma segurança a mais para quem é ciclista. Antes não tinha a ciclofaixa por aqui, agora melhorou muito”, elogiou Tiago.

Ciclofaixa

“Me orientaram a vir para este lado, onde tem ciclofaixa, e a descer da bicicleta para atravessar na faixa de pedestre. Assim fica mais seguro”, disse Rosilene Souza. A artesã gostou da orientação e disse que a nova sinalização implantada na avenida a faz sentir mais segura para pedalar.

A babá Edna Furtado estava passeando com a pequena Fernanda e também foi orientada pelos agentes de educação, enquanto aguardava para atravessar a faixa de pedestre e comentou que a ação é essencial. “Sempre seguro ela pelo punho para atravessar a rua, desse jeito ela já vai aprendendo a fazer o certo desde pequena”, disse a babá.

Texto:

Amanda Mardock