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Bel Fácil registra mais de 5 mil atendimentos por semana

c9506205-9688-4924-8333-fd6d3f3872e7Pouco mais de duas semanas  depois de inaugurada a central de serviços de utilidade pública, Bel Fácil, da Prefeitura de Belém, no Parque Shopping, soma cerca de mil atendimentos diários distribuídos entre serviços dos órgãos municipais como a Junta Militar, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) e Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), além do Portal do Trabalhador.
O espaço é administrado pela Secretaria Municipal de Administração (Semad), e tem como objetivo proporcionar agilidade, fluidez e segurança na prestação de serviços descentralizados. Os atendimentos na unidade ocorrem de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados e pontos facultativos, a Semob realiza atendimento de 9h às 11h30.
Nesta quarta-feira, 06, um grupo de representantes composto por coronéis do Exército Brasileiro visitou a unidade, que é a primeira a ofertar o serviço da Junta Militar em um shopping. “Estou muito feliz por constatar que o atendimento ao público está excelente. O local é um conceito novo, que traz ao cidadão o benefício significativo, onde ele pode, em um espaço agradável, resolver seus problemas junto ao serviço militar. Esta foi uma bela iniciativa da Prefeitura de Belém em ofertar estes serviços ao cidadão”, ressaltou o Tenente Coronel Karllo Gonçalves.
A Junta Militar oferece os serviços de alistamento, verificação da situação militar e emissão da carteira de reservista e segunda via, de 9h às 13h, durante a semana.
Os irmãos gêmeos Marcos e Marllon Pinheiro, 19 anos, foram ao local para fazer o alistamento militar, e, para a surpresa de ambos, a agilidade no atendimento foi surpreendente. “A gente sai de casa preparado para enfrentar fila e uma longa espera, mas aqui, foi totalmente o contrário. Uma boa notícia pra ser repassada para os amigos”, enfatizou Marcos.
Os serviços que geram maior busca são os atendimentos da Semob, com a consulta de multa e liberação de veículos; a Junta Militar, com o alistamento de jovens e o Portal do Trabalhador, para emissão de Carteira Profissional de Trabalho (CTP) e entrada no Seguro Desemprego. “O objetivo deste espaço era oferecer o melhor ao cidadão. Com a descentralização dos serviços das secretariais, conseguimos nos aproximar mais da população, inclusive isso agilizou os atendimentos”, destacou a coordenadora do espaço, Waldenize Braga.
Entre os serviços disponibilizados pela SeMOB estão o de procedimento para liberação de veículos, protocolo de recurso de multas, credencial de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência, passe fácil e ouvidoria. Para o motorista Wanderson da Silva, 31 anos, a novidade surpreendeu, principalmente, pela agilidade. “Eu vim para fazer a transferência de pontos da minha carteira [de motorista], achei que fosse levar bastante tempo, mas quando vi, já tinha sido atendido e resolvido o problema”, avaliou. “A população realmente precisa conhecer esse espaço, porque a gente ainda evita de ficar horas numa fila, ao sol”, completou.
Pela Sefin, os serviços disponíveis são a legalização de empresas, cadastramento de imóveis e regularização de dívidas (ISS, TLPL, IPTU, Alvará e Taxas).
Serviço – O Bel Fácil fica localizado no primeiro piso de lojas do Parque Shopping Belém, na avenida Augusto Montenegro.
Por Karla Pereira
Fotos: Oswaldo Forte

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