Belém passa a ter linha fluvial ligando o Ver-o-Peso a Icoaraci

Foto de Adriano Magalhães

A partir desta sexta-feira, 15, Belém passa a contar com um serviço de lancha que liga o Ver-o-Peso a Icoaraci em apenas 20 minutos. A viagem inaugural, que contará com a presença do prefeito municipal de Belém Zenaldo Coutinho, sairá do Terminal Hidroviário de Belém às 17h, e o serviço passa a funcionar regularmente para passageiros a partir de segunda-feira, 18, com quatro viagens diárias. Funcionando de segunda a sexta-feira, a lancha terá uma viagem pela manhã com saída de Icoaraci, às 7h, com previsão de chegada no Terminal Hidroviário às 7h23. À tarde serão três viagens: uma saindo do Terminal para Icoaraci, às 17h, um retorno às 17h30, e uma última saída rumo à Icoaraci às 18h10. Lá, o barco atraca e sai de novo para a primeira viagem da manhã.

“Este é um serviço experimental, uma oferta que foi feita à Prefeitura de Belém para transporte de forma executiva, não há nenhum ônus aos cofres públicos. A lancha tem venda de passagens pela internet, todos os assentos são marcados, tem ar condicionado, wi-fi, restaurante e um motor maior que o de um barco comum, por isso a viagem consegue ser feita de forma mais rápida”, detalha Maisa Tobias, superintentende da SeMOB.

Com capacidade para 133 passageiros, a lancha oferece um serviço executivo não subsidiado pela Prefeitura de Belém, daí porque a tarifa é cheia, no valor de R$ 10, sem direito a gratuidades nem ao transporte de carga, exceto bicicletas. “Já é uma forma de integração entre o transporte terrestre, via bicicleta, e o aquaviário, e depois teremos a integração com o ônibus também”, comemora Maisa. A empresa responsável é a Tapajós Expresso Hidroviário, que terá terminal próprio em Icoaraci e ainda instalará um bicicletário.

Licitação de barco

Para oferecer a viagem subsidiada com a mesma tarifa praticada no sistema de transporte público por ônibus, a Prefeitura de Belém lança na próxima segunda-feira, 18, o edital de licitação de um barco para fazer o mesmo trajeto da lancha, porém de forma subsidiada, com direito a gratuidades e a transporte de carga, e uma capacidade ainda maior de passageiros: 300. A viagem será feita em 60 minutos e ao todo serão quatro viagens por dia no horário de pico, entre 6h e 8h30, e de 17h às 19h30, duas viagens aos sábados e uma aos domingos. “Eu diria que o barco a ser licitado é como um ônibus fluvial e o barco que começa a operar agora é como um táxi, com serviço diferenciado”.

Esta será a terceira tentativa de licitação do serviço, que da primeira vez, em junho de 2014, deu vazia; e na segunda, em abril de 2015, deu fracassada. “Na primeira não tivemos empresas interessadas. Na segunda duas apareceram, mas só uma se habilitou, só que depois não passou na avaliação técnica. Estamos fazendo uma nova tentativa, considerando que o serviço da lancha vai criar uma dinâmica interessante para este itinerário, e levando em conta os investimentos que estamos fazendo nos portos, inicialmente no da Praça Princesa Isabel e no de Cotijuba, além do porto de Mosqueiro que será viabilizado graças a uma parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT. Com isso, temos a possibilidade de fazer a expansão da linha para outros portos e de fazer a integração com o transporte rodoviário”, detalha Maisa Tobias.

O prazo de vigência da permissão é de 12 meses, podendo ser renovado por igual período.Com a lancha e, futuramente, com o barco, a Prefeitura de Belém visa oferecer uma alternativa confortável e mais rápida de deslocamento entre o Ver-o-Peso e Icoaraci, desafogando por conseguinte o tráfego na avenida Augusto Montenegro, atualmente sobrecarregado ao limite em virtude das obras do BRT.

Texto: Esperança Bessa
Foto: Adriano Magalhães-Ag. Belém
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)